Sem ranking para disputar o Masters 1000 de Madri, os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares não jogarão juntos nesta semana. Mais bem posicionado na lista, o segundo formará parceria com o compatriota Thomaz Bellucci no torneio disputado no saibro.
Na primeira rodada, os brasileiros enfrentam os gigantes norte-americanos John Isner, 2,06m, e Sam Querrey, 1,98cm. Curiosamente, ambos decidiram o ATP 250 de Belgrado no último final de semana, com vitória do segundo. Campeã do ATP 250 de Memphis e vice do Masters 1000 de Roma, a dupla é a quinta melhor de 2010.
Na capital espanhola, Thomaz Bellucci, 1,88m, e Bruno Soares, 1,80m, participam de um torneio da ATP como dupla de forma inédita no circuito. No entanto, ambos ganharam dois títulos de challengers juntos, já que venceram na Tunísia-2008 e em Bogotá-2007.
Atual 26º colocado do ranking mundial, Bellucci também disputa a chave de simples do evento. Na primeira rodada, ele enfrenta o convidado espanhol Pere Riba. Se vencer, o brasileiro de 22 anos encara na próxima rodada o argentino Juan Monaco, que venceu o alemão Simon Greul.
Os dois brasileiros participaram do triunfo sobre o Uruguai no último final de semana, pela Copa Davis. Enquanto Bellucci venceu Martin Cuevas e Marcel Felder em simples, Soares bateu a dupla formada por Ariel Behar e Marcel Felder no duelo que decidiu a série em Bauru com Marcelo Melo.