Em semana de título de Maria Sharapova, quem proporcionou ao ranking da WTA sua única mudança foi outra ex-número um do mundo. Na briga de suíças, Martina Hingis recuperou seu oitavo lugar que Patty Schnyder havia tomado na última semana.
O troféu conquistado pela jovem musa russa não serviu para que ela superasse a belga Justine Henin-Hardenne, que não entra em quadra desde a final da Fed Cup. Mesmo assim, a diferença da pontuação de ambas caiu para menos de 200 pontos, sendo que era superior a 400 na última lista divulgada pela entidade.
Já a briga pela oitava colocação, Martina Hingis contou com o tropeço de Patty Schnyder, eliminada logo na estréia do torneio de Zurique pela vice-campeão Daniela Hantuchova. Hingis chegou até as quartas-de-final, onde acabou batida por Svetlana Kuznetsova, mas somou 75 pontos e deixou para trás a compatriota, que perdeu 278 dos pontos conquistados em 2005.
Fora das dez melhores, Daniela Hantuchova merece destaque. Mesmo tendo perdido o título na Suíça, ela subiu seis posições e ocupa a 16ª colocação do ranking desta semana. Além dela, a sérvia Jelena Jankovic, 12ª, a russa Anna Chakvetadze, 13ª, e a italiana Francesca Schiavone, 14ª, também registraram progressos interessantes.
A paulista Jennifer Widjaja segue sendo a melhor brasileira do ranking, apesar de ter perdido uma posição – é agora a 220ª. Mas a ascensão da semana ficou por conta da catarinense Nanda Alves, que chegou à segunda rodada do torneio de Houston, e pulou do 263º para o 253º posto.
Confira as dez primeiras do ranking da WTA e as melhores brasileiras:
1. Amélie Mauresmo (FRA): 3741 pontos
2. Justine Henin-Hardenne (BEL): 3473 pontos
3. Maria Sharapova (RUS): 3337 pontos
4. Svetlana Kuznetsova (RUS): 2468 pontos
5. Nadia Petrova (RUS): 2286 pontos
6. Kim Clijsters (BEL): 2110 pontos
7. Elena Dementieva (RUS): 1963 pontos
8. Martina Hingis (SUI): 1913 pontos
9. Patty Schnyder (SUI): 1708 pontos
10. Dinara Safina (RUS): 1416 pontos
220. Jenifer Widjaja (BRA): 119,00 pontos
253. Nanda Alves (BRA): 95,00 pontos
271. Larissa Carvalho (BRA): 87,50 pontos