Menu
Gastronomia

Sharapova fica perto da derrota antes de virar

Arquivo Geral

16/01/2007 0h00

A responsabilidade de ser a principal favorita ao título do Aberto da Austrália parece ter pesado nas costas da russa Maria Sharapova. Em seu jogo de estréia no torneio, a número dois do mundo sentiu o nervosismo, enfrentou terríveis problemas contra a modesta francesa Camile Pin, 62ª do ranking, e por pouco não decepcionou os fãs logo de cara.

Nesta terça-feira, Sharapova ficou a poucos pontos da derrota, mas virou e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 9/7, em quase três horas de partida. Na terceira parcial, ela chegou a ter 5/0, permitiu empate e depois a virada da rival em 7/6 e saque para fechar, antes de virar e conseguir três games seguidos.

Passado o susto, ela enfrenta na segunda rodada a compatriota Anastassia Rodionova, que teve vida bem mais tranqüila no triunfo sobre a italiana Roberta Vnci por 6/3 e 6/1. “Seria realmente uma droga se eu perdesse. Mas felizmente não sou dessas que desistem fácil”, disse a musa do circuito.

O jogo foi marcado ainda pelo forte calor na cidade de Melbourne, tanto que a organização do Grand Slam foi obrigada a interromper a rodada por algumas horas após a temperatura ter superado os limites aceitáveis para os jogadores. Na quadra central, o teto retrátil foi fechado logo após o duelo da russa, atrasando ainda mais a programação.

Sharapova sentiu os efeitos do sol australiano. Ela chegou a pedir atendimento médico no final da partida, mas voltou mal e, não fosse a recuperação da consciência no final, teria virado história negativa. Ao todo, errou 65 bolas não-forçadas, enquanto Pin fez jogo mais cauteloso, com apenas 14 winners e 44 erros.

Se a russa enfrentou terríveis problemas, o mesmo não aconteceu com a belga Kim Clijsters. A cabeça-de-chave número quatro abriu sua última participação no Aberto da Austrália – vai se aposentar ao final de 2007 – com uma vitória arrasadora. Sem perder games, derrotou a russa Vasilisa Bardina por duplo 6/0, em 44 minutos.

Clijsters confirmou o que já vinha sendo esperado dela neste início de torneio. A belga vem com fome nesta sua última temporada e ainda não perdeu jogos, com vitórias no torneio de Sydney e num torneio-exibição em Hong Kong. Ela enfrenta na segunda rodada a vencedora do duelo entre Akiko Morigami e Tsvetana Pironkova.

Quem também não deu chance ao azar foi a suíça Martina Hingis. Tricampeã do Aberto em 97, 98 e 99 e vice nos três anos seguintes, ela não tomou conhecimento da francesa Nathalie Dechy e marcou 6/0 e 6/2. Sua próxima rival será ou a finlandesa Emma Laine ou a russa Alla Kudryavtseva.

Ainda nesta terça-feira, segundo dia do Grand Slam, a sérvia Ana Ivanovic, 13ª favorita, confirmou a boa forma a arrasar a norte-americana Vania King por 6/2 e 6/0. Já a russa Anna Chakvetadze, 12ª, campeã em Hobart, na semana passada, passou pela austríaca Sybille Bammer por 6/4 e 7/5.

Confira outros jogos encerrados:

(24) Samantha Stosur (AUS) v. Klara Zakopalova (TCH), 6/3 e 6/1
(29) Alona Bondarenko (UCR) v. Stephanie Cohen-Aloro (FRA), 6/1 e 7/6 (8-6)
(30) Tathiana Garbin (ITA) v. Emmanuelle Gagliardi (SUI), 3/6, 6/2 e 6/1
Aiko Nakamura (JAP) v. (32) Eleni Daniilidou (GRE), 6/4 e 6/0
Virginie Razzano (FRA) v. Nicole Pratt (AUS), 6/7 (8-10), 6/4 e 6/0
Sania Mirza (IND) v. Olga Savchuk (UCR), 6/3 e 7/5
Laura Granville (EUA) v. Yulia Beygelzimer (UCR), 6/2 e 6/3
Agnieszka Radwanska (POL) v. Varvara Lepchenko (UZB), 5/7, 6/3 e 6/2
Jelena Kostanic Tosic (CRO) v. Sophie Ferguson (AUS), 7/5 e 6/3
Renata Voracova (TCH) v. Meghann Shaughnessy (EUA), 7/5 e 6/3
Alicia Molik (AUS) v. Yung-Jan Chan (TPE), 6/2 e 7/6 (7-4)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado