As tenistas russas Maria Sharapova e Vera Zvonareva se classificaram neste sábado para a final do torneio de Doha, no Catar. Com retrospectos bastantes distintos na competição, ambas venceram seus compromissos pelas semifinais, respectivamente contra Agnieszka Radwanska e Na Li.
A primeira a garantir sua vaga para a decisão foi Vera Zvonareva. Apesar de sair em desvantagem na semifinal contra Li, a russa virou para cima da chinesa e encerrou a partida com parciais de 3/6, 6/3 e 6/3. Foi a primeira vez que Li perdeu uma partida contra a rival, de quem havia vencido em dois encontros anteriores.
Logo na seqüência, foi a vez de Maria Sharapova se garantir. Quarta cabeça-de-chave da competição, a ex-número um do mundo passou sem dificuldades pela surpresa polonesa Agnieszka Radwanska, vencida por 6/4 e 6/3. Foi a segunda vitória da musa em três confrontos contra Radwanska, que havia surpreendido Sharapova no último Aberto dos EUA.
Será a oitava vez nas carreiras profissionais que ambas se enfrentam. Até aqui, vantagem de Sharapova, que venceu quatro partidas e perdeu três. A quinta melhor tenista da atualidade ainda vem de 13 vitórias consecutivas na temporada, na qual conquistou o Aberto da Austrália. Além disso, em sua única participação em Doha, Sharapova faturou o título – no caso, em 2005.
Zvonareva, em compensação, faz uma temporada instável. Derrotada na estréia do primeiro Grand Slam do ano, a atual 27ª colocada do ranking da WTA havia sido vice-campeã do torneio de Hobart, onde foi derrotada pela grega Eleni Daniilidou. Em sua passagem anterior por Doha, em 2006, a ex-top 10 perdeu logo na estréia exatamente para Na Li.
< !-- /hotwords -- >