A final do Aberto da Austrália colocará frente a frente a principal favorita ao título e uma ex-número um do mundo que chegou à competição como incógnita graças aos recentes problemas físicos. Neste sábado, Maria Sharapova e Serena Williams reviverão os bons tempos de rivalidade e lutarão pelo título do primeiro Grand Slam da temporada.
As tenistas conseguiram vitórias em sets diretos nesta quinta-feira. Sharapova mostrou pela primeira vez todo seu potencial no torneio. Ela acabou com a série invicta da belga Kim Clijsters no ano e marcou tranqüilos 6/4 e 6/2 para diminuir a desvantagem no confronto direto: agora, a belga lidera por 4 a 3.
Sharapova também quebrou pequeno tabu ao superar pela primeira vez em três anos a semifinal do Aberto australiano. Ela havia parado em 2005 diante de Serena e no ano passado diante de Justine Henin. Agora, entra na decisão já como a número um do mundo e não perde o posto nem que seja derrotada na decisão.
A musa russa comprovou sua boa forma no piso rápido. Ela teve excelente desempenho no segundo semestre de 2006 e conquistou o título do Aberto dos EUA, seu segundo Grand Slam da carreira. Nesta quinta, luta pelo terceiro, para começar a colocar seu nome definitivamente entre as melhores tenistas dos últimos anos.
Quem já tem esse “título”, mas parece querer muito mais é Serena Williams. A norte-americana finalmente voltou a ter bons resultados ao derrotar nesta quinta a tcheca Nicole Vaidisova por 7/6 (7-5) e 6/4. O curioso é que, apesar de ser muito mais experiente que a rival, Serena entrou como a “zebra” por ocupar apenas a modesta 81ª colocação do ranking.
Mas a baixa posição se mostrou ilusória. A ex-número um do mundo comprovou ter mais jogo que a jovem de 17 anos e passou novamente à final de Grand Slam após dois anos. Ela agora busca sua oitava taça, que a colocaria novamente em ranking digno com seu potencial. Independentemente do resultado, já mostra que 2007 pode ser bem diferente de 2006, quando enfrentou graves problemas de contusão.
Além do título, a final deste sábado também servirá para desempatar o confronto direto entre as duas. Por enquanto, duas vitórias para cada lado. Serena venceu a última, na semifinal do Aberto da Austrália de 2005. Sharapova, porém, se deu melhor no duelo mais famoso, na final de Wimbledon de 2004, quando a russa finalmente despontou para o mundo.