Como já era previsto, a edição 2008 do Aberto da Austrália quebrou a tradição de partidas insossas no início do torneio logo no primeiro dia de disputa. Isso porque a russa Maria Sharapova (foto) e a norte-americana Lindsay Davenport triunfaram na madrugada desta segunda-feira e ratificaram o confronto de ex-números um do mundo.
Melhor colocada na lista atualmente apesar da fase ruim vivida em 2007, Sharapova foi a que teve menos trabalho em sua estréia no primeiro Grand Slam da temporada. Quinta cabeça-de-chave, ela superou a croata Yelena Kostanic Tosic por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3.
Atuando contra uma tenista na posição de número 102 do mundo, Sharapova precisou de 1h29 de atuação para sacramentar o triunfo sobre a Tosic. Foi o terceiro embate entre as duas eslavas no circuito profissional e a terceira vitória da musa russa.
Já Davenport, que retornou às quadras no segundo semestre de 2007 após dar à luz o filho Jagger, teve mais trabalho para eliminar a italiana Sara Errani pela segunda vez em menos de um mês. Desta vez, o triunfo da ex-líder do ranking de entradas da WTA e atual 51ª sobre a adversária foi por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 7/5.
Davenport e Errani, hoje na 65ª colocação da lista, haviam se encontrado pela última vez nas quartas-de-final do Torneio de Auckland, há duas semanas. Na ocasião, a norte-americana superou a italiana por 2 a 0, com um duplo 6/3, e seguiu caminho até conquistar seu primeiro troféu em 2008.
As duas ex-números um do mundo vivem momentos distintos no circuito. Enquanto Davenport vem com o impressionante retrospecto de 19 vitórias em 20 partidas disputadas, Sharapova tenta se recuperar após uma temporada de 2007 irregular, quando chegou ao topo do ranking e, em seguida, acabou despencando na relação.
No entanto, quem tem o melhor retrospecto no confronto direto é a musa russa, já que venceu quatro dos cinco duelos disputados contra Davenport. A última vez em que as duas se encararam aconteceu nas semifinais do Torneio de Dubai de 2006, e Sharapova levou a melhor por 2 a 1 com as parciais de 3/6, 6/1 e 6/3. O único triunfo da norte-americana aconteceu em Indian Wells-2005, com um humilhante duplo 6/0.
Mauresmo avança: Além de Sharapova, outra ex-número um do mundo que não vive um bom momento no circuito mas venceu na estréia em Melbourne foi a francesa Amélie Mauresmo. Cabeça-de-chave número 18, ela teve trabalho no primeiro set contra a bielorrussa Tatiana Poutchek, mas depois impôs seu ritmo e obteve a vitória por 2 a 1, com parciais de 6/7 (6-8), 6/0 e 6/0.
A adversária de Mauresmo na segunda rodada do Aberto da Austrália será a russa Yaroslava Shvedova, que passou fácil pela alemã Tatjana Malek, por 2 a 0 graças a um duplo 6/2. Será o primeiro confronto entre as duas.