A primeira a se classificar foi Sharapova. Contra a surpreendente russa Anna Chakvetadze, cabeça 12, ela precisou de paciência e de um pouco de sorte no início para vencer por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-5) e 7/5. Chakvetadze chegou a sacar para fechar o primeiro set em 6/3, mas vacilou e permitiu a virada.
Nova número um do mundo, Sharapova não jogou sua melhor partida, mas se manteve à frente da adversária na segunda parcial. Ela teve o primeiro match point no 5/4, mas somente conseguiu a quebra no game seguinte de saque da compatriota. “Acho que tive muitos altos e baixos. Mas estou mais feliz por ter passado”, garantiu a musa do circuito.
Clijsters não teve vida mais fácil. A belga fez confronto duríssimo com a ex-número um do mundo e tricampeã do torneio Martina Hingis e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3. Foi a quinta vitória da tenista – a segunda seguida nas quartas do Aberto – no confronto direto com a suíça, que segue com quatro. Ela vem em grande forma em 2007, ainda sem derrotas.
A belga venceu o torneio de Sydney antes do Grand Slam além de outro de exibição em Hong Kong, em final justamente contra sua próxima adversária, Sharapova. Em eventos oficiais, lidera o desafio contra a russa por 4 x 2, mas perdeu os últimos dois, realizados no ano passado. Clijsters já admitiu que faz em 2007 sua despedida do circuito.