A russa Maria Sharapova garantiu nesta quinta-feira sua vaga para as semifinais do torneio de Istambul. A competição é a primeira da ex-número um do mundo desde abril, quando foi obrigada a dar um tempo no circuito profissional da WTA por conta de uma lesão no ombro.
Nesta quinta-feira, a vice-líder do ranking feminino venceu com poucos sustos a polonesa Agnieszka Radwanska. Sétima cabeça-de-chave, Radwanska até conseguiu levar a melhor em um dos sets da partida contra a principal favorita ao título, mas acabou cedendo e perdendo a partida das quartas-de-final por 6/2, 3/6 e 6/0.
Foi o primeiro confronto entre as duas tenistas, das quais apenas a polonesa já havia participado do torneio de Istambul – no ano passado, caiu na segunda rodada do qualifying. Para Sharapova, a vitória valeu a terceira semifinal da temporada, na qual disputou cinco torneios e não venceu nenhum título.
Classificada, a musa define agora a vaga na final contra a francesa Aravane Rezai, que despachou a norte-americana Meghann Shaughnessy nas quartas. Rezai enfrentou a russa apenas uma vez no circuito, com derrota por 6/3 e 6/2 na segunda rodada de Roland Garros, em 2005.
A última semifinalista de Istambul será a russa Elena Dementieva, segunda cabeça-de-chave e que derrotou a colombiana Catalina Castaño de virada por 1/6, 6/4 e 6/4. Para decidir a segunda finalista, Dementieva precisará vencer a ucraniana Alona Bondarenko – o que já conseguiu no único encontro anterior de ambas.