Novak Djokovic jogou impecavelmente neste domingo e derrotou o croata Marin Cilic, garantindo assim a vaga da Sérvia nas semifinais da Copa Davis pela primeira vez na história. Por 3 sets a 0, com parciais 6/3, 6/3 e 6/2, Djokovic não deu chances para o ídolo croata e passou com facilidade pelo já freguês do número dois do mundo. Foram cinco confrontos entre os tenistas com cinco vitórias do sérvio.
O jogo foi uma verdadeira prova de fogo para Djokovic, que teve que se concentrar bastante para ignorar as ofensas da torcida contra ele, devido ao histórico dos dois países. A Sérvia e a Croácia fizeram parte da antiga Iugoslávia e se enfrentaram em uma sangrenta guerra civil separatista.
O segundo melhor do ranking sacou bem e teve 76% de aproveitamento do primeiro serviço. Com os três resultados positivos, a Sérvia receberá a República Tcheca em setembro, entre os dias 17 e 19, pelos semifinais da Copa Davis.
Herói da nação, Djokovic comemora a classificação inédita de seu país. “Esta é provavelmente a mais doce vitória da minha carreira, pois não ganhei apenas para mim, mas consegui uma vitória para o meu país”, disse. “A Sérvia está escrevendo história alcançando as semifinais. Bater a Croácia neste tipo de clima ‘aquecido’ é realmente algo grande”, completou.
A Sérvia venceu o confronto europeu por 3 a 1, em terras estrangeiras, na cidade de Split, na Croácia.