A norte-americana Serena Williams mostrou nesta sexta-feira que mesmo longe da melhor forma ainda é uma das grandes ameaças do tênis feminino. Em jogo que abriu a programação na Rod Laver Arena, a quadra central do Melbourne Park, a ex-número um do mundo deu show, virou jogo praticamente perdido e eliminou uma das grandes forças da competição, a russa Nadia Petrova.
Serena derrotou a cabeça-de-chave número cinco de virada, por 2 x 1, parciais de 1/6, 7/5 e 6/3. Mas antes de avançar às oitavas, chegou a ficar a um game da eliminação, quando Petrova sacou em 5/4 no segundo set. Com grande recuperação, porém, venceu três games seguidos e garantiu o triunfo com autoridade na parcial decisiva.
"Não tinha outra opção a não ser ir para cima. Estive muito próxima de ser eliminada da competição e, obviamente, não queria que isso acontecesse. Apenas disse para mim mesma para ficar na partida", explicou a tenista, que mostrou empolgação. "Estava sempre pronta para continuar jogando e não estava cansada. Sinto que estou pronta para correr uma maratona", brincou.
Apenas a 81ª colocada no ranking mundial, Serena tenta se recuperar depois de um 2006 complicado, repleto de contusões. Depois de despencar para baixo das 100 primeiras, ainda conseguiu pequeno avanço, mas somente agora volta a mostrar sua força. A bicampeã do Aberto da Austrália em 2003 e 2005 conseguiu nesta sexta apenas sua primeira vitória sobre uma top dez desde 2005.
Já nas oitavas-de-final, a ex-número um do mundo encara a ascendente Jelena Jankovic. A sérvia, cabeça-de-chave número 11, derrotou a beilo-russa Victoria Azarenka por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4. Jankovic vem em boa forma e apareceu de vez no circuito no ano passado, quando foi à semifinal do Aberto dos EUA.
A sérvia tem vantagem no confronto direto de 2 x 1, mas sabe do perigo de enfrentar a próxima adversária. "É sempre difícil jogar contra a Serena. Não importa se ela vem de uma contusão, ela é sempre uma grande campeã. Mas já a venci duas vezes e sei como enfrentá-la", explicou Jankovic.
Em outro jogo pela mesma chave, a russa Svetlana Kuznetsova manteve seu ótimo ritmo e derrotou a compatriota Maria Kirilenko por 6/1 e 6/4, para garantir sua terceira vitória em sets diretos. A número quatro do mundo, que mais uma vez chega sem fazer grande alarde, encara nas oitavas a isralense Shahar Peer, 16ª favorita e responsável pela eliminação da francesa Tatiana Golovin por 3/6, 7/5 e 7/5.
< !-- /hotwords -- >