Campeã de Wimbledon em 2002 e
Sétima cabeça-de-chave, a ex-número um do mundo tomou sufoco até o 14ª game da partida, quando a instabilidade meteorológica interrompeu a programação. Quando voltou, Serena se mostrou muito superior à espanhola, número 57 da lista das tenistas profissionais, e selou o destino das duas na partida.
Durante o jogo, a melhor representante norte-americana da atualidade conquistou quatro aces, contra apenas dois de Dominguez Lino. Agressiva como sempre, Serena pecou apenas pelo excesso de erros durante o jogo, cometendo seis duplas faltas (contra uma da espanhola) e 20 erros não-forçados (contra 16).
As duas tenistas iniciaram o confronto com uma parcial equilibrada, decidida em 12 games. Com a vantagem de vencer duas vezes o serviço da adversária ibérica, que respondeu com uma quebra, Serena Williams cometeu poucos erros a mais na queda e conseguiu anotar um 7/5 em 36 minutos de partida.
No segundo set, interrompido pela chuva, Serena continuou superior à rival e abriu 3/0 ao quebrar o saque de Lino no segundo game. Sem reação, a espanhola permitiu que a rival norte-americana impusesse sua postura de favorita e tomasse conta do confronto, sofrendo mais dois break points e voltando para casa com um pneu.
Classificada para a segunda rodada, a tenista norte-americana irá enfrentar agora a australiana Alicia Molik, que derrotou a russa Anastasia Rodionova por 6/3 e 6/2. Ex-número oito do mundo e atual número 75, Molik jamais havia enfrentado Rodionova, mas foi derrotada por Serena no único confronto entre elas, no torneio de Miami de 99.