A russa Elena Dementieva conquistou o sexto título da carreira, neste domingo em Los Angeles, e conseguiu um pequeno, mas importante avanço. A tenista passou a ocupar a quinta colocação, com 2167 pontos, e superou a compatriota Nadia Petrova, agora a sexta.
Dementieva surpreendeu ao conquistar o título nos EUA, seu segundo na temporada. Ela passou pela compatriota Maria Sharapova, principal nome da competição, na semifinal e conseguiu vitória suada na final contra a sérvia Jelena Jankovic. Após abrir 5/1 no terceiro set, desperdiçou seguidas chances e só garantiu o triunfo em 6/4 com quebra de saque no décimo game.
As demais top 10 do circuito quase não tiveram posições alteradas. Sem jogar, Amélie Mauresmo manteve ponta, seguida pelas belgas Kim Clijsters e Justine Henin-Hardenne. Sharapova, mesmo com a semi, ficou em quarto. Mais atrás, a única mudança foi a queda da francesa Mary Pierce, que saiu do nono e passou ao 13º.
Destaque da semana, Jankovic conseguiu grande salto, passando do 28º para o 21º posto. Fechando o grupo das 30 primeiras aparece a norte-americana Venus Williams, ex-número um do mundo. A tenista não tem se apresentado bem e, para piorar, ainda precisou desistir de torneios por causa de contusão no pulso.