Menu
Gastronomia

Sem tantos sustos, Federer bate Berdych e se encontra com Blake

Arquivo Geral

21/01/2008 0h00

Se o suíço Roger Federer deu margem a questionamentos sobre sua continuidade no Aberto da Austrália por ter encontrado muitas dificuldades para vencer o sérvio Janko Tipsarevic na terceira rodada, nesta segunda-feira o número um do mundo fez questão de se reafirmar como franco-favorito ao título do primeiro Grand Slam da temporada e confirmar presença nas quartas-de-final. Seu próximo rival no torneio será o norte-americano James Blake, que espantou a zebra croata Marin Cilic.

Em seu primeiro grande teste em Melbourne, Federer passou com muito mais tranqüilidade à etapa seguinte do evento. Desta vez, a vítima do suíço foi o tcheco Tomas Berdych, cabeça-de-chave número 13, que foi superado por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 7/6 (9-7) e 6/3 sacramentadas em 1h59 – menos da metade das 4h27 levadas pelo líder do ranking de entradas da ATP para eliminar Tipsarevic.

O jogo, porém, não foi fácil para Federer. Diante de um adversário consistente em piso rápido, o suíço só obteve sua primeira quebra de serviço no nono game, quando conseguiu pela primeira vez assumir a frente do placar e abrir 5/4 graças a uma bela passada na devolução do saque de Berdych. Com o serviço a favor no game seguinte, o número um do mundo confirmou game e set com 6/4.

O equilíbrio entre os dois tenistas ficou ainda mais evidente no segundo set de partida. Após uma quebra de saque para cada lado, a parcial só foi definida no tie-break. Berdych teve duas chances de fechar a disputa e empatar o confronto, mas desperdiçou os dois set points que teve, em 6-5 e 7-6, e viu Federer virar no game extra e obter 9-7.

Mesmo soberano em quadra, o suíço só conseguiu vencer o saque do adversário mais uma vez no terceiro set, mas que foi suficiente para fechar a parcial em 6/3 e o jogo em 3 sets a 0.

Foi o sexto triunfo de Federer sobre o tcheco de 22 anos em sete duelos já realizados. O confronto desta segunda, aliás, foi o terceiro entre os dois tenistas em Grand Slams – os dois encontros anteriores aconteceram em 2006, nas oitavas-de-final de Roland Garros e Wimbledon. A única vitória de Berdych sobre o atual melhor do mundo foi conquistada nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, no primeiro embate entre os dois.

Freguês nas quartas

Cabeça-de-chave número 12, o norte-americano James Blake conseguiu bater facilmente o croata Marin Cilic, de 19 anos e algoz do chileno Fernando González, e também confirmar presença nas quartas-de-final do Aberto da Austrália. Mais experiente, o tenista de 28 anos passou pelo balcânico com relativa tranqüilidade, por 3 sets a 0 e com as parciais de 6/3, 6/4 e 6/4, em 1h40 de atuação.

Classificado para as quartas-de-final, Blake terá que quebrar o tabu de jamais ter batido Federer para continuar seguindo caminho no evento. Nos sete confrontos realizados, o suíço venceu todos e perdeu apenas um set – nas quartas-de-final do Aberto dos EUA de 2006.

Se Blake terá que superar uma escrita negativa, Federer tentará manter uma coincidência mais do que rentável para sua carreira. Nas seis últimas vezes em que enfrentou o norte-americano, o suíço se tornou o campeão da competição. Os títulos obtidos vieram nos Masters Series de Cincinnati (2005 e 2007), Indian Wells e Miami (2006) e também no US Open e na Masters Cup (também em 2006).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado