A suíça Patty Schnyder teve problemas, mas conseguiu uma importante vitória e passou pela primeira rodada do torneio de Doha, Catar, nesta terça-feira. Quinta cabeça-de-chave, Schnyder despachou a francesa Aravane Rezai por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 2/6 e 6/2. Foi a primeira vez que as duas se enfrentaram em torneios oficiais da WTA.
Vivendo momento de instabilidade na carreira, a suíça ocupa atualmente o número 13 do ranking de melhores tenistas da atualidade, tendo chegado a número sete em 2006 e caindo dois degraus no final do ano. Nesta temporada, seus melhores resultados foram as quartas-de-final no torneio de Dubai e as oitavas no Aberto da Austrália.
Classificada para a segunda fase da competição, Schnyder enfrenta agora a espanhola Anabel Medina Garrigues, responsável pela eliminação da norte-americana Meghann Shaughnessy de virada por 3/6, 6/3 e 6/2. Anabel enfrentou a suíça apenas duas vezes, e o histórico do confronto aponta uma vitória para cada lado.
Mas se a estréia de Schnyder esteve aquém do esperado, a de Anna-Lena Groenefeld foi uma decepção. Sétima pré-classificada, a alemã fez um duelo apenas disputado contra a ucraniana Kateryna Bondarenko, saída da chave do quali. Surpreendentemente, a mais nova das irmãs Bondarenko (20 anos) levou a melhor, fechando o jogo em 7/5, 4/6 e 6/3.
Foi a primeira derrota da alemã, depois de duas vitórias anteriores contra a ucraniana. Na próxima rodada, Kateryna enfrenta a indiana Sania Mirza, de quem perdeu no único confronto anterior entre ambas, no torneio de 2005 de San Diego.
A Bondarenko do meio, Alona, não deu a mesma sorte da irmã: acabou eliminada logo no primeiro jogo, batida por 6/3 e 6/4 pela italiana Maria Elena Camerin. Classificada, Camerin enfrenta agora a sérvia Jelena Jankovic, que estréia direto nas oitavas-de-final e de quem perdeu nos dois duelos anteriores.
Outros dois importantes nomes garantiram estréias vitoriosas nesta terça. A primeira delas foi a da australiana Alicia Molik, que contou com uma lesão no dedão da japonesa Ai Sugiyama para avançar na chave, quando o placar indicava 0/6, 6/2 e 3/1 a seu favor. Além dela, a russa Maria Kirilenko despachou a luxemburguesa Anne Kremer por 6/1 e 6/2, garantindo presença no duelo das oitavas contra a suíça Martina Hingis.
Confira os demais resultados desta terça-feira, válidos pela primeira rodada do torneio de Doha:
Julia Goerges (ALE) x Agnes Szavay (HUN): 6/2 e 6/3
Eleni Daniilidou (GRE) x Selima Sfar (TUN): 6/0 e 6/3