Vanek entrou na chave como substituto do argentino Agustín Calleri, terceiro cabeça-de-chave que se machucou pouco antes de confronto com o brasileiro. Como herdou os resultados do representante local, chegou à segunda derrota e deu adeus à competição.
Vanek e Saretta jamais haviam se enfrentado em torneios profissionais nível ATP, mas o brasileiro caiu no único encontro entre os dois, no challenger de Praga em 2005. Na ocasião, mais um confronto bastante disputado e vantagem do tcheco, que jogava em casa e fechou a partida em 6/7 (3-7), 6/1 e 6/4.
Apesar do placar, o jogo desta quarta começou tranqüilo para o brasileiro. Mesmo sofrendo três pontos de saque do tcheco, Saretta contou com os erros do adversário para abrir 5/1, com duas quebras de serviço. Porém, acabou se desconcentrando quando sacava para fechar e sofreu a quebra, permitindo a reação de Vanek. Com um jogo de fundo de quadra mais estável e muita força nos saques, o tcheco conseguiu arrastar o set para o tie break, onde Saretta venceu por 7/6 (10-8).
Na segunda parcial, Vanek se aproveitou da instabilidade do brasileiro e continuou equilibrando as ações. Despejando força no saque, ele não permitia que Saretta abrisse vantagem no placar, levando o empate até o 6/6. Em novo tie break, o brasileiro ainda salvou dois set points, mas não evitou o empate com uma vitória por 7-2 de Jiri Vanek.
Vanek continuou forçando seu serviço no terceiro set, mas não conseguia abrir vantagem: ainda que irregular, Flávio Saretta mostrou eficiência na defesa de seu serviço, conservando a parcial igualada. No sexto game, o brasileiro ainda abriu vantagem de 4/2 com uma quebra de saque e, mesmo ameaçado, conseguiu levar o set para 5/3. Ao fim, depois de ponto muito disputado, conseguiu reverter a vantagem de Vanek e fechou o jogo em 6/3.
< !-- /hotwords -- >