Menu
Gastronomia

Sambódromo de SP pode receber Brasil na Copa Davis

Arquivo Geral

12/03/2010 14h23

No confronto que marcará a estreia de João Zwetsch como capitão da equipe nacional na Copa Davis, o Brasil enfrenta o Uruguai entre os próximos dias 7 e 9 de maio. O País joga como mandante e pode realizar a série no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

 

O prefeito Gilberto Kassab é um dos entusiastas da ideia. “Essa possibilidade me agrada muitíssimo. Eu sou um cabo eleitoral da Copa Davis”, afirmou o mandatário em entrevista à GE.Net na manhã de quinta-feira, após vistoriar o circuito de rua armado na região do Anhembi para receber a etapa de abertura da Fórmula Indy.

 

Caio de Carvalho, presidente da Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (SPTuris), e Walter Feldman, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, estão encarregados de tratar do assunto. “Essa possibilidade está em estudo”, confirmou Kassab.

 

Além de São Paulo, as cidades de Blumenau e Bauru também negociam com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) a possibilidade de receber a série contra o Uruguai. Jorge Lacerda da Rosa, presidente da entidade, pretende definir a sede durante a próxima semana.

 

“Já vistoriamos essas três cidades. Passamos a realidade do que precisamos em termos de estrutura e todas estão fazendo o dever de casa. Quem confirmar que pode bancar e se apresentar primeiro, leva”, disse Jorge Lacerda, que confirmou o confronto em quadra de saibro.

 

No ano passado, o Brasil perdeu a chance de voltar ao Grupo Mundial da Copa Davis ao cair diante do Equador no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. Após a decepção de 2009, a equipe nacional quer jogar contra o Uruguai em uma quadra ao ar livre e em uma cidade com maior altitude.

 

Como Blumenau fica apenas 21 metros acima do nível do mar, teoricamente está em inferioridade em relação às rivais. Bauru tem 526 metros de altitude e São Paulo, 760 metros. Na duas cidades do interior, o duelo seria realizado em clubes, possibilidade que está praticamente descartada na capital paulista.

 

“Se for em São Paulo, a tendência é que seja em um lugar público. Pode ser mesmo no Sambódromo, pois já tem arquibancadas e economizaria custos. Já demos uma olhada e atestamos que é viável”, disse Lacerda, que contaria com apoio da SPTuris e da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação para realizar o evento.

 

No ano passado, Gustavo Kuerten promoveu a primeira edição da Semana Guga Kuerten. No ponto alto do evento realizado em Florianópolis, ele enfrentou o espanhol Sergi Bruguera em uma revanche da final de Roland Garros-1997 no Sambódromo da capital catarinense.

 

A capital paulista recebeu a Copa Davis pela última vez no mês de setembro de 1996. Com Guga, Fernando Meligeni e Jaime Oncins, a equipe brasileira ganhou da Áustria por 4 a 1 de maneira polêmica em uma quadra de carpete armada no Hotel Transamérica.

 

Depois de vencer Fernando Meligeni e ver Guga ganhar de Markus Hipfl em uma partida tumultuada, Thomas Muster encarou Guga e Oncins no jogo de duplas ao lado de Udo Plamberger no dia seguinte. Irritado com o comportamento da torcida, o número 1 da Áustria abandonou o confronto no quinto set e seu time não disputou os jogos seguintes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado