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Gastronomia

Sabores da região norte nos cardápios do Restaurant Week

Na segunda edição do ano, os restaurantes foram convidados a montar pratos com inspiração na região norte do Brasil

Amanda Karolyne

13/08/2025 10h59

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Foto: Divulgação

A 32ª do Brasília Restaurant Week já começou e vai até o dia 7 de setembro. O público do DF pode escolher entre os 150 restaurantes participantes para conhecer os menus selecionados para o evento, com entrada, prato principal e sobremesa. Essa é a segunda edição do ano do tradicional festival gastronômico e o tema da vez exalta os sabores da região norte. Com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o evento tem a proposta de democratizar a gastronomia. 

Segundo o organizador do festival, Matheus Dantas, os estabelecimentos participantes são de várias regiões do DF, como Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Lago Norte, Guará, Águas Claras, Taguatinga e Gama. Ele afirma com orgulho que o evento acontece em Brasília há 16 anos. Ele conta que o tema escolhido foi uma homenagem à região Norte do país. “Por dois motivos: o primeiro é que pela primeira vez a Restaurant Week chegou à região norte e está realizando o seu primeiro festival em Belém”, destacou.

O outro motivo por trás da temática, segundo Matheus, é para prestar uma homenagem à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 – conhecida como COP 30 –  que vai acontecer agora no final do ano em Belém. “Quisemos trazer essa luz à culinária da região norte que é tão rica e a mais autêntica do nosso país”.

Para ele, essa é uma oportunidade que o Restaurante Week deu para os estabelecimentos participantes desta edição, de poder integrar a culinária internacional que muitos têm, aos insumos e ingredientes do norte do país. De acordo com Matheus, muitos restaurantes aderiram ao tema e estão usando bastante o cupuaçu, açaí, pirarucu e o tucupi. “É um motivo de celebração, porque você vê muito esses insumos presentes nos cardápios das casas não só durante o periodo do Restaurant Week”. Ele ressalta que o tema nao é obrigatório, entretanto, mais de 40% dos participantes aderiram a ele. 

Com o objetivo de democratizar o acesso à boa gastronomia, Matheus explica que o festival aposta em uma proposta inclusiva, ao oferecer experiências completas em restaurantes renomados por preços acessíveis. A iniciativa permite que o público conheça estabelecimentos que, em condições normais, seriam considerados caros ou reservados apenas para datas especiais. Os participantes criam menus fechados com entrada, prato principal e sobremesa por valores fixos, que variam de acordo com a categoria do local. Ao todo, são quatro faixas de preços: o tradicional: R$ 59,90 (almoço) e R$ 73,90 (jantar); plus: R$ 73,90 (almoço) e R$ 94,90 (jantar); premium: R$ 95,00 (almoço) e R$ 115,00 (jantar); e o diamond: R$ 115,00 (almoço) e R$ 149,00 (jantar).

Impactos do festival 

Com impacto gastronômico e econômico, Matheus também reforçou que o festival tem uma iniciativa social também. “Em Brasília, a nossa ONG parceira é a ONG Amigos da Vida, com a mãe do Renato Russo como nossa madrinha, a querida Carminha Manfredini”.Ele explica que a ONG Amigos da Vida desempenha um papel essencial, por assistir crianças que nasceram com o vírus do HIV. “Eles constroem brinquedotecas sociais em hospitais públicos daqui do Distrito Federal para essas crianças”. O impacto do Restaurant Week neste projeto social, está na contribuição de  R$ 2  a mais na hora de pagar a conta, ou diretamente para a chave PIX da ONG. Na edição anterior, realizada no primeiro semestre do ano, a ONG parceira arrecadou R$ 80 mil por meio das ações sociais promovidas junto aos restaurantes e clientes.

A expectativa para esta edição é alta, segundo Matheus. Ele afirmou que o festival deve impulsionar significativamente o setor de gastronomia nas cidades participantes, ao fomentar, ao todo, mais de R$ 30 milhões ao longo desse período de festival. “A gente estima também a venda de mais de 250 mil menus, distribuídos entre os 150 restaurantes participantes”, disse.

Sabores do norte nos restaurantes do festival 

Bruno Rachelle, operador da Rota do Vinho, na 410 Sul, conta que essa vai ser a primeira vez do restaurante no festival. “Nós conseguimos montar um menu em execução bem legal, trazendo um pouquinho do tema sobre questões de culinária do norte. Nós estamos trabalhando com o açaí, com o tucupi e o frescor de pratos. Por exemplo, eu trouxe uma entrada que é um surubim defumado, que na verdade é um ceviche surubim defumado”, descreveu. Para o prato principal, a escolha foi um pirarucu defumado com molho de tucupi e um linguine na manteiga de sálvia. 

O desafio para criar os prantos foi grande, mas para ele e toda a equipe foi bem interessante o aprendizado. Outro prato que vai estar disponível no estabelecimento é um filé mignon selado com molho de açaí e um risoto de banana da terra. A categoria de preços do cardápio é R$94 reais, o intermediário. 

O Ernesto Cafés Especiais também vai estar participando, tanto com a unidade da 115 Sul, quanto da 108 Norte. Giordano Bomfim, sócio e gerente da marca, explicou que já são 3 anos de participação no Restaurant Week e para a equipe, é sempre uma oportunidade ímpar de acessar novos públicos e mostrar o cardápio para além do café e do pão. “O Ernesto tem uma cozinha hoje em dia que atende a qualquer hora do dia. Então, conseguir apresentar isso, estando num festival que leva o cliente até a gente para conhecer algo que já fazemos, é super importante e faz uma diferença tremenda para a gente no fim do mês”, afirmou. 

Para a elaboração dos pratos desta edição, Giordano explicou que o estabelecimento quis trazer referências do tema da região Norte. “Temos a castanha-do-Pará muito presente nos pratos, fizemos creme de caranguejo de verdade, ao invés de usar siri, e também estamos trazendo o cupuaçu”, destacou. Com pratos inéditos e releituras exclusivas do cardápio habitual, que incluem além da castanha-do-Pará, ingredientes como pesto de coentro e creme de caranguejo, realçando sabores típicos da região Norte. Para ele, o tema da vez é fantástico. “O Brasil tem muitos sabores e uma grande variedade de opções culinárias naturais, que são maravilhosas e merecem muito ser celebradas”. A faixa de preços do menu feito para o festival é de R$ 59,90.

Para conferir os restaurantes participantes, basta acessar o site restaurantweek.com.br

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