Foram necessárias 39 tentativas para que Francesca Schiavone alcançasse uma final de Grand Slam. Mas o grande dia da carreira da italiana chegou: graças ao abandono da russa Elena Dementieva nesta quinta-feira, ela garantiu um lugar na decisão de Roland Garros-2010.
Também em busca de sua primeira final em um dos quatro grandes torneios do tênis, a campeã olímpica abandonou após perder o primeiro set por 7/6 (7-3) alegando uma lesão no músculo da panturrilha esquerda. A decisão surpreendeu a todos, pois até então ela não havia dado mostras de nenhum problema físico.
Dementieva sequer tentou descansar ou passar por alguma massagem. Assim que o tie-break foi encerrado, ela se dirigiu até a número 17 do mundo para cumprimentá-la, um claro sinal de que, para ela, a partida estava encerrada. A italiana ficou sem entender nada por alguns segundos, até finalmente se agachar para comemorar a classificação.
Até agora, os melhores resultados de Schiavone em Grand Slams eram as quartas de Roland Garros-2001, do Aberto ods Estados Unidos-2003 e Wimbledon-2009. Primeira italiana a ir tão longe nas quadras, ela encara agora a vencedora do jogo entre Samantha Stosur e Jelena Jankovic.