Embora tenha admitido à imprensa que seu joelho esquerdo ainda não está “perfeito”, Andy Roddick conheceu uma estreia positiva no ATP 250 de Brisbane. Afastado das quadras por lesão há três meses, o norte-americano sofreu apenas no primeiro set contra o australiano Peter Luczak, batido por 7/6 (7-5) e 6/2.
Nesta segunda-feira, Roddick foi o responsável por encerrar a rodada da Pat Rafter Arena, a quadra central do complexo australiano, e não decepcionou. Apresentando as credenciais de sempre, ele anotou 15 aces, 13 apenas na parcial de abertura, para despachar o número 30 do mundo em 1h23.
Por causa da contusão no joelho, o top 10 não atuava desde o início de novembro e teve de se afastar da Masters Cup, que reuniu os oito melhores tenistas do mundo em Londres. Após tanto tempo longe das atividades, o destaque se definiu “com mais vontade” que os adversários no começo de 2010 e enfrenta na próxima quarta-feira o australiano Carsten Ball ou o alemão Mischa Zverev.
Também na noite desta segunda em Brisbane (horário local), o segundo maior favorito ao título repetiu o resultado de Roddick. Diante do convidado local John Millman, de 20 anos, Radek Stepanek avançou à segunda rodada facilmente: 6/4 e 6/0. O tcheco, que só encerrou a última temporada em 6 de dezembro devido à Copa Davis, ganhou pela sexta vez seguida na cidade, já que é o atual campeão do evento. Sua defesa do título continua também na quarta, diante do australiano Bernard Tomic ou do ucraniano Oleksandr Dolgopolov Jr.
Absolvido, Gasquet vence: Outro destaque da rodada no Torneio de Brisbane ficou para Richard Gasquet. Enfim livre da acusação de uso de cocaína, o francês bateu o finlandês Jarkko Nieminen por 6/3, 4/6 e 6/4 e quer iniciar uma nova fase na carreira.
“Foi muito bom jogar sem nada na cabeça. Pude atuar relaxado”, comentou Gasquet. Número sete do mundo em 2007, ele despencou para 52 após ter perdido praticamente todo o segundo semestre do ano passado em função do escândalo de doping. Buscando uma vaga nas quartas de final, o jovem enfrenta o austríaco Jurgen Melzer ou o australiano Matthew Ebden.
Confira todos os resultados da chave masculina de Brisbane:
(1) Andy Roddick (EUA) v. Peter Luczak (AUS): 7/6 (7-5) e 6/2
(2) Radek Stepanek (TCH) v. (WC) John Millman (AUS): 6/4 e 6/0
Alejandro Falla (COL) v. (7) Jeremy Chardy (FRA): 6/4 e 6/4
(8) Thomas Bellucci (BRA) v. Juan Ignacio Chela (ARG), 6/3 3/6 6/1
Harel Levy (ISR) v. Michael Llodra (FRA): 6/2 e 6/0
Richard Gasquet (FRA) v. Jarkko Nieminen (FIN): 6/3, 4/6 e 6/4
Wayne Odesnik (EUA) v. Arnaud Clement (FRA): 6/4 e 7/6 (7-2)
Marc Gicquel (FRA) v. Philipp Petzschner (ALE): 6/3 e 6/1