Quarto colocado na corrida dos campeões e sexto cabeça-de-chave em Madri, Andy Roddick acabou derrotado pelo tcheco Tomas Berdych, favorito número 11. As parciais foram de 6/3 e 7/6 (9-7) para Berdych, que enfrenta nas quartas o vencedor do duelo do confronto entre Tommy Haas e Rafael Nadal.
Apesar da posição aparentemente confortável na Corrida, o norte-americano Roddick ainda não tem vaga assegurada na China. No ranking divulgado nesta semana pela ATP, o ex-número um do mundo tem 463 pontos, enquanto o cipriota Marcos Baghdatis, nono colocado e que seria o melhor entre os não-classificados, tem 372.
Já o espanhol Tommy Robredo foi superado em Madri por Robby Ginepri com placar semelhante: 6/3 e 7/6 para Ginepri, que fez 7-3 no tie break do segundo set. O norte-americano deve o adversário de Roger Federer nas quartas, desde que o suíço confirme seu favoritismo e passe pelo sueco Robin Soderling.
A situação de Robredo é ainda mais desconfortável. Ele ocupa o sétimo lugar da lista de 2006, com 410 pontos no ano. A vantagem para Baghdatis, que também já deu adeus à Espanha, é de apenas 28 pontos.
Entre os favoritos, quem se deu melhor no evento foi o chileno Fernando González, que sequer precisou entrar em quadra para avançar às quartas-de-final. Seu adversário, o sueco Joachim Johannson, não apareceu para a partida por conta de uma faringite, facilitando a vida do décimo cabeça-de-chave do torneio.
Nas quartas, ele enfrenta o vencedor do encontro entre Andy Murray e Novak Djokovic, que acontece ainda nesta quinta-feira. As duas jovens revelações do circuito jamais se encontraram.
Por fim, o russo Marat Safin segue mostrando um bom ritmo. Desta vez, o ex-número um do mundo despachou o belga Kristof Vliegen, responsável pela eliminação de James Blake na segunda rodada. A vitória de Safin, que garantiu presença entre os oito melhores da competição, veio com parciais de 6/3 e 6/2.
< !-- /hotwords -- >