As três últimas vagas em Xangai ficaram com Tommy Robredo, David Nalbandian e James Blake. Oitavo colocado na semana passada, o espanhol confirmou sua classificação em sexto lugar com a passagem às semifinais do Masters Series de Paris. Pior para David Nalbandian e James Blake, que caíram uma colocação e ocupam, respectivamente, o sétimo e o oitavo postos.
Garantido na Masters Cup desde a semana passada, o russo Nikolay Davydenko melhorou sua situação com o título em Paris. A taça lhe rendeu duas posições e lhe permitiu desbancar o croata Ivan Ljubicic, quarto, e o norte-americano Andy Roddick, quinto. Davydenko aparece atrás apenas do suíço Roger Federer, líder, e do espanhol Rafael Nadal, vice-líder.
Mario Ancic passou raspando e por pouco não conseguiu uma vaga na Masters Cup. O jovem croata chegou às quartas-de-final em Paris e tomou do ascendente Fernando González a nona posição da tabela. Mesmo assim, os pontos conquistados não foram suficientes para que ele conseguisse um lugar entre os oito melhores da temporada.
González, por sinal, perdeu as chances de brigar pelo passaporte chinês. Depois de duas finais consecutivas (Masters Series de Madri e torneio da Basiléia), o chileno foi eliminado logo na segunda rodada parisiense e caiu uma posição na tabela. Ainda assim, conseguiu ficar à frente do alemão Tommy Haas, que tomou de Marcos Baghdatis a 11ª colocação.
Entre os brasileiros, a única movimentação da semana foi a de Flávio Saretta. Eliminado nas quartas-de-final do challenger de Aracaju, o paulista caiu uma posição no ranking da temporadas e é o novo 129º.
Confira os dez primeiros da corrida dos campeões e os brasileiros:
1. Roger Federer (SUI): 1524 pontos
2. Rafael Nadal (ESP): 854 pontos
3. Nikolay Davydenko (RUS): 545 pontos
4. Ivan Ljubicic (CRO): 479 pontos
5. Andy Roddick (EUA): 463 pontos
6. Tommy Robredo (ESP): 455 pontos
7. David Nalbandian (ARG): 439 pontos
8. James Blake (EUA): 426 pontos
9. Mario Ancic (CRO): 412 pontos
10. Fernando González (CHI): 403 pontos
120. Marcos Daniel (BRA): 33 pontos
129. Flávio Saretta (BRA): 29 pontos
158. Thiago Alves (BRA): 15 pontos
180. Ricardo Mello (BRA): 10 pontos
224. Júlio Silva (BRA): 5 pontos
253. André Ghem (BRA): 3 pontos
311. Gustavo Kuerten (BRA): 1 ponto
311. André Sá (BRA): 1 ponto
< !-- /hotwords -- >