Não foi nada fácil, mas o espanhol Tommy Robredo garantiu nesta sexta-feira sua vaga nas semifinais do torneio de Estoril. Em partida das quartas-de-final que durou exatamente 2h30min, Robredo precisou de três sets – ou 34 games – para derrotar o argentino Agustín Calleri por 7/5, 6/7 (7-5) e 6/3.
Segundo cabeça-de-chave da competição, o espanhol conseguiu aproveitar seis quebras de serviço e acertou 83% de seu primeiro saque contra Calleri. O argentino, sétimo pré-classificado, conseguiu equilibrar a partida conquistando quatro games de Robredo e pontuando em 63% de seu primeiro serviço.
Durante a partida, os dois tenistas deram mostras de que poderiam vacilar a qualquer momento, ameaçando entregar a vaga entre os quatro melhores para o rival por um mero detalhe. Primeiro foi Calleri, que abriu 3/0 no primeiro set e permitiu a virada do espanhol; depois foi Robredo, que chegou a sacar para fechar o jogo no 5/4 da segunda queda e permitiu a vitória do adversário no tie-break.
Além de ter garantido a vaga em segunda semifinal na temporada, na qual conquistou o título do torneio de Auckland, Robredo ainda desempatou a série de confrontos diretos contra o argentino. Número sete do ranking de entradas, ele levou a melhor em quatro de seus sete duelos contra Calleri, número 28 do mundo. De quebra, Robredo ainda se vingou da derrota que sofreu em casa para o rival na última semana, quando perdeu a vaga nas quartas-de-final do torneio de Barcelona para o argentino.
Para tentar seu segundo título em 2007, o espanhol precisa agora passar pela revelação sérvia Novak Djokovic, de apenas 19 anos. Cabeça-de-chave número três do torneio, o quinto melhor tenista da atualidade foi outro que sofreu, mas também conseguiu assegurar sua vaga nas semifinais ao derrotar o espanhol Guillermo García-Lopez com parciais de 6/4, 1/6 e 7/5.
Será a terceira vez que Djokovic enfrenta Robredo, de quem venceu em duas oportunidades. Já contra García-Lopez, o sérvio conseguiu repetir a vitória conquistada há dois anos