Com a vitória, Mello passou para as oitavas-de-final do torneio, disputado em quadras de saibro. "Já esperava um jogo de pontos longos. No primeiro set consegui a virada, mas saí um pouco do jogo no segundo. Ele mudou a forma de jogar, levantou mais a bola, o que me fez arriscar e errar bastante. Mas consegui um break cedo no terceiro e venci com facilidade", contou Mello, que vem das quartas-de-final em Bogotá e das oitavas em Montevidéu.
Animado com as campanhas nas últimas semanas, Mello quer seguir com a boa fase, apesar de jogar longe de seu piso favorito. "Meus melhores resultados até hoje foram em quadras rápidas, mas consegui um bom resultado nesse ano em Florianópolis, que é bastante lento também. Acho que minha confiança mudou e minha cabeça também. Estou mais à vontade e mais confiante e é isso o que importa."
Nas oitavas-de-final em Aracaju, Mello enfrenta o vencedor do duelo brasileiro entre Rogério Silva e Thiago Alves, que acontece nesta terça. "Os dois estão jogando muito bem. O Rogerinho vem crescendo a cada dia e o Thiago está na melhor fase da carreira dele. Acho que vai ser um jogo duro com qualquer um dos dois", afirmou.
Ainda nesta segunda, o gaúcho Lucas Engel não teve a mesma sorte e acabou eliminado na estréia. Ele foi derrotado pelo experiente argentino Mariano Zabaleta por 2 x 0, com 7/5 e 6/4. Zabaleta enfrenta nas oitavas-de-final o francês Nicolas Devilder ou o italiano Fabio Fognini.