Depois de sofrer uma lesão no ombro e ficar afastada das quadras por mais de um mês, a russa Maria Sharapova voltou à ativa nesta terça-feira, pela segunda rodada do torneio de Istambul. Principal cabeça-de-chave da competição, a musa de 20 anos bateu a búlgara Tsvetana Pironkova por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (7/1), e confirmou a presença nas oitavas-de-final do evento.
Embora recuperada, Sharapova voltou a apresentar o mesmo problema com seu serviço. Com pouca confiança, ela acertou 60% de seu saque e ainda cometeu nove duplas-faltas, mas mesmo assim, conseguiu triunfar depois de 2h15 de partida.
Depois de fechar em 6/4 o primeiro set com uma quebra de vantagem, a segunda colocada do ranking de entradas da WTA teve a chance de pôr fim à segunda queda após dez games, já que vencia por 5/4 sacava para a partida. Pironkova, no entanto, bateu o saque da russa e, em seguida, forçou o tie-break. No desempate, Sharapova voltou a se impor e sacramentou 7-1 para fechar a partida.
Na próxima rodada, a musa encara a vencedora do duelo entre a polonesa Agnieska Radwanska, sétima pré-classificada, e a italiana Romina Oprandi.
Em outra partida desta terça, mas ainda pela primeira rodada do torneio, a qualifier letã Anastasija Sevastova passou pela xará bielorrusa Anastasya Yakimova também por 2 sets a 0, mas com parciais de 6/1 e 6/3. Depois do triunfo, Sevastova encara agora a ucraniana Alona Bondarenko, quinta favorita, que havia vencido a turca Pemra Ozgen por 6/1 e 6/0.