Os principais tenistas que entraram em quadra nesta quarta-feira pelo Torneio de Viena, na Áustria, conseguiram vitórias e avançaram na competição. Foram os casos do croata Ivan Ljubicic do norte-americano Andy Roddick e do chileno Fernando González, respectivamente cabeças-de-chave número um, três e cinco.
Ljubicic passou às quartas-de-final após bater sem dificuldades o alemão Florian Mayer por duplo 6/3. Atual campeão do torneio disputado em quadras sintéticas cobertas, o terceiro do mundo enfrenta agora o vencedor do duelo entre o suíço Stanislas Wawrinka e o sérvio Novak Djokovic, responsável pela eliminação de Tomas Zib por 6/3 e 6/4.
O croata volta aos bons resultados e praticamente garante vaga no Masters de Xangai, torneio que reúne apenas os oito melhores tenistas da temporada. Terceiro colocado na Corrida dos Campeões, Ljubicic passa a somar pontos a partir de agora e tem tudo para ser o primeiro confirmado após Roger Federer e Rafael Nadal.
A briga pelas últimas vagas ganhou força com a vitória de dois top dez. Roddick, quarto na Corrida, apenas dois pontos atrás de Ljubicic, teve boa atuação no triunfo sobre Jose Acasuso por 6/0 e 7/6 (7-2). O norte-americano conseguiu parte da revanche, já que esteve em quadra na derrota dos EUA para a Argentina, pela semifinal da Copa Davis, há duas semanas.
Roddick vem em fase ascendente após deixar o top dez e disputa seu primeiro torneio após o vice-campeonato no Aberto dos EUA, em setembro. Na segunda rodada de Viena, tem pedreira pela frente, já que enfrenta o jovem Richard Gasquet, responsável pela eliminação do colombiano Alejandro Falla por 7/6 (7-4) e 6/3.
Já González, décimo do mundo, se juntou a Ljubicic nas quartas. Ele passou sem dificuldades pelo espanhol Carlos Moyá por 6/3 e 6/4 e agora pode enfrentar o cabeça dois David Nalbandian, que volta à quadra nesta quinta para enfrentar Oliver Marach. González vem em ótima fase, mas precisa se superar nos últimos torneios do ano para chegar ao Masters.
Os únicos favoritos eliminados foram Tommy Haas e Juan Carlos Ferrero. O alemão parou diante do eslovaco Dominik Hrbaty por 6/3, 4/6 e 6/0. Já o “Mosquito” confirmou à má fase e caiu diante do austríaco Jurgen Melzer, com parciais de 5/7, 7/6 (7-5) e 6/3. Ferrero perdeu a terceira seguida na estréia e a quarta em cinco jogos depois do vice no Masters Series de Cincinnati. < !-- /hotwords -- >
< !-- /hotwords -- >