Na 21ª edição do Gastrômade, que acontece em ano de Copa do Mundo, nada mais adequado do que a vinícola do vinho licenciado oficial do campeonato mundial seja a responsável pela harmonização do já tradicional banquete a céu aberto. O tradicional evento itinerante, com o objetivo de reunir grandes apreciadores da gastronomia em longas mesas coletivas para compartilhar momentos de profunda apreciação dos alimentos, realiza a etapa Distrito Federal no dia 29 de março, às 13h, na Fazenda Velha (DF 330, quinhão 8, Núcleo Rural Capão da Erva – Brasília – DF).
No almoço, cuidadosamente preparado pelo chef Agenor Maia, os participantes farão uma sofisticada viagem aos sabores rústicos do campo, harmonizados por alguns dos premiados rótulos da vinícola boutique Lidio Carraro. A experiência gastronômica inicia com o Coquetel Volante – creme de cará com queijo e batata crocante na barquete, patachou com rilletes de pato desfiado e croquete de capivara – , que chega à mesa acompanhado do Lidio Carraro Dádivas Brut, o inesquecível espumante oficial dos 30 anos da Stock Car. Este espumante destaca-se pelo perlage fino e abundante, aromas de frutas cítricas e tropicais, com nuances de flores brancas, paladar seco, fresco e delicado. Boa cremosidade em boca e persistência final.
Na sequência, o exótico Carpaccio Beef Passion, com pesto de mandioca, queijo meia cura e folhas de jambu, harmoniza com o Lidio Carraro Agnus Cabernet Sauvignon 2010. O vinho, um dos exemplares mais exportados da Vinícola e com 17 pontos pelo famoso site da Jancis Robinson, possui aromas de frutas vermelhas em compota e especiarias – como ameixa preta, pimenta e chocolate – taninos maduros, que expressam equilíbrio entre maciez e jovialidade, retrogosto agradável e persistente. Um clássico da vinícola produzido nas Terras de Encruzilhada do Sul (RS).dade e elegância. De aroma essencialmente frutado, como cereja, morango, framboesa, flores secas e um leve toque de especiarias. É envolvente, intenso e sedoso.
O esperado momento da sobremesa recebe o mini bolo de batata com creme de cenoura e mandioquinha glaceada. E como não poderia faltar espaço, chegou o momento de todos conhecerem o Lidio Carraro FACES branco FIFA World Cup™, um dos vinhos de uma linha de três rótulos criado pela enóloga Monica Rosseti dentro do espírito “Com o coração batendo a mil, é Faces na taça Brasil” . A proposta do projeto enológico reflete a diversidade, alegria, juventude e descontração dos brasileiros.
“Cada tipologia que forma a edição especial FACES Copa do Mundo foi desenvolvida com inspiração em uma
temática: o branco foi concebido para celebrar a trajetória da vitivinicultura do Brasil, com as 3 uvas brancas mais cultivadas em nosso território (Chardonnay, Moscato e Riesling Itálico), o tinto reverencia o futebol, com a escalação de um time de uvas, inspirado nos 11 jogadores em campo, e por último, o Rosé, um vinho sedutor, que representa a alegria de viver dos brasileiros”, diz Monica. A idéia foi homenagear as pessoas que fazem parte de cada pedacinho deste Brasil, representadas neste momento pelas cidades-sedes. É maravilhoso fazermos parte desta grande festa e celebrarmos este momento histórico. Nossa proposta foi associar o slogan “juntos num só ritmo”, da própria Copa do Mundo, ao conceito do vinho, que é um produto de expressão cultural do nosso país e, ao mesmo tempo, contribuir para deixar um legado positivo” comenta a diretora de marketing da Vinícola, Patricia Carraro.
Conceito Purista Lidio Carraro
Das uvas ao vinho, a Lidio Carraro está voltada a expressar a essência e integridade do vinho, comprometida a elaborar somente vinhos de Primeira Linha. Todo o processo da Lidio Carraro é conduzido com a mínima interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do Terroir de origem.
A Lidio Carraro é pioneira no país a implantar uma gestão vitícola e enológica integradas e sustentáveis, que inicia com um meticuloso estudo de clones, mapeamento de solos, rigoroso controle de produção, até o recebimento da uva por gravidade e vinificação de grandes vinhos sem o uso tradicional da madeira. A atenção em cada detalhe do processo de elaboração permite originar vinhos particulares, ricos em complexidade, estrutura e equilíbrio.
Sobre a enóloga Monica Rossetti
O FACES foi desenvolvido pela enóloga gaúcha Mônica Rossetti. Jovem e ousada, com apenas 30 anos e 13 de experiência algumas de suas criações Premium e TOP Premium já conquistaram muitos títulos internacionais e alcançaram posições históricas no disputado mercado brasileiro. Os vinhos da Lidio Carraro foram os primeiros rótulos brasileiros escolhidos para representar o país no Duty Free dos aeroportos internacionais. O conceito purista, de preservar a expressão e a qualidade da uva no preparo da bebida, trouxe o privilégio de ser a vinícola oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e a escolhida para criar o vinho e a espumante oficial dos 30 anos da Stock Car, maior evento automobilístico do Brasil.
A vivência da enóloga no mundo do Baco não veio somente da sua dedicação à Lidio Carraro desde as suas primeiras colheitas em 2002. Também atua como consultora em renomadas empresas italianas como o grupo Ferrari Spumanti e outras vinícolas das tradicionais regiões da Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e aprimora conhecimentos em visitas a produtores da França, Espanha, Alemanha, Argentina e Chile.
O Gastronômade
O Gastronômade segue o conceito do famoso festival norte-americano Outstanding in the Field, criado em 1999, na Califórnia. A ideia é propor um “restaurante sem paredes” para reconectar as pessoas com a terra e com a origem dos alimentos. Para isso, um banquete é disposto a céu aberto, servindo comida sofisticada em grandes mesas coletivas e proporcionando uma viagem de sabores. Antes da refeição, os participantes têm a oportunidade de apreciar a história do local. É uma forma de conhecer de onde vêm as iguarias que irão experimentar.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o Gastronômade, que desde 2012, já sediou 12 etapas do evento. O encontro não tem uma frequência certa, mas por sua essência é imprescindível que ocorra em locais inusitados. Neste ano, passou por um jardim botânico, no Distrito Federal, um autêntico alambique, em Minas Gerais, uma floresta de araucárias, no Paraná, e por um imponente haras, em São Paulo.
SERVIÇO
21º Gastronômade – Etapa Distrito Federal
Dia: 29 de março (sábado), 13h
Local: Fazenda Velha – DF 330, quinhão 8, Núcleo Rural Capão da Erva – Brasília – DF
Valor: R$ 285 – Lote 3 (inclui bebidas e serviço)
Ingressos: www.gastronomadebrasil.com
Chef : Agenor Maia
Harmonização exclusiva: Lidio Carraro Vinícola Boutique