Menu
Prazeres do vinho

O impacto do vinho nos dentes

Para quem adora beber um bom vinho, precisa tomar alguns cuidados para não ocasionar o escurecimento dos dentes

Dai Teixeira

06/11/2020 17h36

O impacto do vinho nos dentes

O impacto do vinho nos dentes

Um bom vinho é sempre uma boa pedida. Seja tinto, branco ou rosé, quando consumido de forma moderada, ele não traz prejuízos para o organismo e tem funções antioxidantes que auxiliam no funcionamento geral do corpo. Mas para os enófilos de carteirinha, a ingestão desse néctar requer alguns cuidados, inclusive quando o assunto é saúde bucal e também as tão temidas manchas nos dentes. Isso porque o vinho tem em sua composição alguns componentes que são nocivos ao esmalte dental ocasionando o escurecimento.

Para quem vive em meio a constantes degustações de vinho, ver um sorriso ou outro arroxeado não é novidade. As possíveis manchas de vinho nos dentes já não são mais segredo. Isso ocorre devido a pigmentos de coloração existentes na bebida. Por isso, quanto mais escuro for o vinho, maior será a sua capacidade de manchar os dentes. Mas, calma! Esse fato não precisa ser motivo de preocupação excessiva. Para que as possíveis manchas não se tornem um problema, nada como seguir dicas preciosas de quem entende do assunto. Conversei com a minha dentista, a Dra. Andréia Moreira, que me atende na clínica CISB onde cuido do meu sorriso desde a minha adolescência e ela nos fez recomendações preciosas. Olha só!

“O impacto do vinho nos dentes pode soar um pouco assustador no início, mas para os amantes do vinho como a minha paciente Daiany não devem se preocupar com os dentistas dizendo-lhes para parar de beber por completo”.
Dra. Andréia

De acordo com a Dra. Andréia, proibir seus pacientes de beber vinho não é necessário e brinca “Se eu fizesse isso, provavelmente perderia a maioria dos meus pacientes!”. O mais importante é ter um regime de higiene oral eficaz.

Isso é tão simples quanto praticar os hábitos básicos de higiene dental que você aprendeu quando criança, como escovar os dentes três vezes ao dia, usar fio dental diariamente, fazer uma dieta balanceada e consultar seu dentista regularmente. Mas os bebedores frequentes de vinho ainda podem acabar com um caso de dentes de cor magenta depois de beber. Embora o seu instinto seja esfregar os dentes no momento em que você avista essas manchas desagradáveis, os especialistas recomendam que você escove antes de beber (para minimizar a quantidade de placa em que o vinho pode se grudar) e espere até pelo menos 30 minutos depois de beber vinho para escovar novamente.

“Depois de beber vinho, sua boca é um ambiente ácido e você está apenas escovando isso”, explica Andreia. “Escovar o ácido nos dentes aumenta o risco de erosão.”

Imediatamente depois de beber vinho, ou entre as taças, se você der um gole de água, muitas dessas manchas sumirão, garante ela. Este truque não ajuda apenas a eliminar manchas de vinho. Como a água é uma substância neutra – o que significa que ela não é básica nem ácida – ela ajuda a restaurar os níveis normais de pH na boca depois de beber vinho, o que ajuda a afastar as bactérias que amam ácidos e que podem levar a cáries.

Beber água também ajuda a estimular o fluxo de saliva, que é fundamental para combater as bactérias nocivas e manter os níveis ideais de pH. É por isso que, entre outras razões, é uma ótima ideia não apenas beber água com seu vinho, mas também encontrar algum alimento para consumir com ele. O ato de mastigar estimula a saliva, explica Andréia, citando o queijo como um ótimo acompanhamento, porque não possui pigmentos que mancham os dentes, é não ácido e, é claro, porque combina especialmente bem com o vinho.

O impacto do vinho nos dentes

Dentes manchados por pigmentos de vinho | dentes limpos

Mesmo com essas medidas extras, porém, beber vinho durante um período de tempo longo ainda pode deixar seus dentes um pouco menos perolados do que o desejado. Se for esse o caso, a Dra. recomenda consultar seu dentista sobre um regime profissional de clareamento de dentes, e sugere que bebedores frequentes de vinho também mantenham as bandejas de clareamento em casa para retoques de rotina. Ou numa consulta poderá ter a indicação das tão célebres lentes de contatos dentais que foram colocadas na Daiany, pois elas são mais resistentes às manchas.

A Dra. Andréia afirma que as lentes de contato dentais não mancham à toa com a ingestão de alguns alimentos como vinho, açaí e café. Ao contrário das facetas de resina, que são mais porosas e permitem a impressão de pigmentos escuros. Mas, lembre-se que bem abaixo delas estão seus dentes naturais e para mantê-los sempre em bom estado, é essencial evitar certos tipos de alimentos ácidos e permanecer com a higiene oral na sua rotina. Desta forma, você poderá aproveitar seu sorriso branco e bonito por bastante tempo.

As lentes de contatos dentais melhoraram o visual dos meus dentes mal posicionados, separados, pequenos e, ao mesmo tempo, me deram a oportunidade de ter um sorriso branco outra vez. Melhor que isso não tem, não é mesmo? Dando um depoimento pessoal, posso afirmar que fiquei muito satisfeita com o resultado, me sinto mais confiante, jovem e feliz, foi por esse motivo que resolvi escrever sobre isso aqui hoje pra vocês. Muita gratidão pelo trabalho da Dra. Andréia e pelo atendimento diferenciado da Clínica CISB.

Enófilos: É um estudante de vinhos (ou amante), aquele que se dedica profissionalmente ou por prazer a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado