A exemplo do que havia acontecido na partida entre Flávio Saretta e Frederic Niemeyer nesta sexta-feira, a falta de luz natural impediu também o encerramento da partida de duplas entre Brasil e Canadá, nesta sábado, válida pela última rodada da zona americana da Copa Davis. Com tempo nublado, ameaça de chuva e o pouco sol que havia ido embora, a organização do confronto optou por terminá-lo neste domingo, a partir das 10h.
No momento do encerramento do jogo, os dois times empatavam em 1 set a 1, parciais de 6/4 e 3/6. No terceiro set, o Canadá vinha mais embalado, com 4/3 no placar e sacando para marcar ponto no oitavo game. Vale lembrar que, com duas vitórias em dois jogos de simples, o Brasil só precisa de uma vitória de Gustavo Kuerten e André Sá sobre Daniel Nestor e Frederic Niemeyer para garantir presença na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis.
No primeiro set da partida deste sábado, Guga e Sá demonstraram o que o mineiro havia prometido: que poderiam vencer qualquer dupla do mundo desde que se concentrassem. Aproveitando-se dos poucos erros dos rivais e com uma quebra de serviço decisiva, os brasileiros fizeram um importante 6/4 no começo do jogo.
Mas não demorou para que Nestor e Niemeyer dificultassem o serviço dos anfitriões. Nos primeiros cinco games do segundo set, os brasileiros só conseguiram confirmar um de seus dois saques, sofrendo com a devolução dos canadenses. Com vantagem de 4/1 no placar, o time canadense só precisou evitar os erros para fechar a parcial em 6/3 e empatar o jogo.
Mais concentrados, os visitantes se aproveitaram de uma distração dos brasileiros e conseguiram mais um break point no terceiro set, chegando a abrir 4/2. O Brasil começava a reagir, confirmando seu serviço e diminuindo para 4/3, quando os organizadores resolveram encerrar as atividades neste sábado.
Após confirmada a paralisação, Guga mostrou-se até certo ponto satisfeito. “Não dá pra controlar isso aí. A quadra até que agüentou bem”, explicou o ex-número um do mundo, referindo-se às ameaças de chuva sobre Florianópolis. “Não tinha muita coisa pra se fazer agora. Não adianta joga mais dez ou 15 minutos”, completou.
Neste domingo, além do final da partida de duplas, o confronto entre Brasil e Canadá pela Copa Davis assiste aos dois últimos jogos de simples. Enquanto o número cem do mundo Flávio Saretta encara o forte saque do canadense Frank Dancevic, Frederic Niemeyer representa os comandados do capitão Martin Larendeaus no encerramento da série, jogando contra o campineiro Ricardo Mello.