Com apenas dois jogos pela primeira rodada nesta segunda-feira, o Torneio de Stuttgart conferiu o avanço de uma das favoritas da chave, a suíça Patty Schnyder. Cabeça-de-chave número cinco, ela não tomou conhecimento da norte-americana Chanda Rubin e venceu por 2 sets a 0, com tranqüilas parciais de 6/2 e 6/2.
Na próxima rodada, Schnyder enfrenta a vencedora do duelo entre a israelense Shahar Peer e uma tenista vinda do qualifying. A suíça tenta subir o nível depois de algumas boas campanhas nos últimos meses, com três semifinais, um vice e oitavas-de-final no Aberto dos EUA. Dona de dez títulos na carreira, ainda não conquistou nenhum nesta temporada.
Outra tenista que concluiu a vitória na primeira rodada foi a holandesa Michaella Krajicek, responsável pela eliminação da australiana Samantha Stosur por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 6/7 e 6/1. A jogadora, irmã do campeão de Wimbledon Richard Krajicek, enfrenta agora a cabeça-de-chave número um, a francesa Amélie Mauresmo.
O Torneio de Stuttgart é o mais forte da semana no circuito feminino e distribui 650 mil euros em prêmios. Além de Mauresmo e Schnyder, outras top dez que participam do evento são as russas Svetlana Kuznetsova, Elena Dementieva, Nadia Petrova e Dinara Safina.