Menu
À Mesa
À Mesa

Páscoa Gastronômica e experiências exclusivas

Dicas de ovos e doce artesanais para a Páscoa. E mais: menu especial para a data, balada intimista e o Oby, onde o natural encontra o sabor

Leonardo Resende

20/03/2024 15h36

Luma Couto Confeitaria. Crédito: reprodução do Instagram

Luma Couto Confeitaria. Crédito: reprodução do Instagram

Amanda Figueiredo: doçura é sua áurea

Chef Confeiteira Amanda Figueiredo. Crédito: Isadora Costa
Chef Confeiteira Amanda Figueiredo. Crédito: Isadora Costa

Desde a infância, Amanda Figueiredo (foto) emana um toque doce que se entrelaça com a arte da confeitaria. Chef confeiteira da Mandiê Doceria, umas das renomadas de Brasília, a brasiliense teve fortes influências da família italiana. “Sempre tive contato com a boa e farta gastronomia. Cresci com a minha mãe e a minha avó cozinhando. Desde pequena, considero-me empreendedora nata. Vendia limonada na porta de casa, quando criança, por vontade própria. Pedia para minha mãe me ajudar nas vendas”, recorda-se a pâtissière. Apesar de estar imersa no mundo da gastronomia desde cedo, foi durante a a pandemia que tudo começou. “Decidi comercializar uma receita de torta de maçã da minha família. Foram 210 tortas vendidas no primeiro mês. Ali, logo de cara, percebi que seria um bom negócio investir na gastronomia. Aumentei meu cardápio aos poucos, e as coisas cresceram organicamente”, conta Amanda. Hoje ela tem uma cartela fidelizada de clientes queridas como Valéria Leão Bittar, Claudia Salomão, Isabella Salvati e Nathália Pimenta da Veiga. Ano passado, a Mandiê participou da CasaCor também, a convite de Moema Leão. “Meu maior desafio como jovem confeiteira foi fazer com que as pessoas confiassem no meu produto. Mas, graças a Deus, o meu trabalho sempre falou por si. Tanto que a maioria dos meus clientes vem de indicação”, conclui a chef. Com a aproximação da Páscoa, Amanda está pronta tornar essa celebração ainda mais doce. Para fazer encomendas, acesse: @mandiedoceria no Instagram.


Arte e sofisticação

Luma Couto Confeitaria. Crédito: reprodução do Instagram
Luma Couto Confeitaria. Crédito: reprodução do Instagram

Falando em doçuras, outra doceira que também está com a agenda aberta para pedidos de Páscoa é a Luma Couto Confeitaria. Localizada na 403 Sul, a marca está com diversas opções, desde ovos inteiros e recheados até diamantados e de colher (foto). Para quem ainda não conhece, a confeiteira trabalha com produtos 100% artesanais e sempre com um toque de sofisticação. Interessados em fazer pedidos, podem acessar @lumacoutodoceria no Instagram.

P de Páscoa

B Hotel - Bacalhau assado com batatas, brócolis e cebola na brasa. Crédito: Renan Pirassol
B Hotel – Bacalhau assado com batatas, brócolis e cebola na brasa. Crédito: Renan Pirassol

Às vésperas da Páscoa, algumas casas gastronômicas de Brasília preparam menus especiais para o grande domingo. Entre eles está o do B Hotel. O chef Lênin Palhano elaborou um menu especial o próximo 31 de março. Como opções de entrada, ele sugere o canelone de abóbora e baru com creme de queijo Serra do Bálsamo ou a polenta de milho crioulo com cogumelos e ovo caipira com torradas. Nos pratos principais, o bacalhau assado com batatas, brócolis e cebola na brasa regada ao azeite de ervas (foto) ou arroz de pato confitado são as dicas. Para sobremesa, é possível optar entre a mousse de chocolate com creme de baunilha do cerrado, frutas vermelhas e merengue, pudim do B ou frutas frescas laminadas. O menu com três etapas sairá a R$ 250 por pessoa, sem considerar o consumo de bebidas e serviço.

Balada singular

Lobby. Crédito: Leonardo Resende.
Lobby. Crédito: Leonardo Resende.

A cada dia passa, a busca por atendimento personalizado experiências intimistas tem crescido entre os frequentadores assíduos da noite brasiliense. Nesse cenário, surge o descolado, estiloso e megaconfortável Lobby. Localizado no Setor Comercial Sul – no mesmo prédio da Externa. Com capacidade apenas para 150 pessoas, o Lobby oferece uma seleção refinada de drinks autorais e clássicos, além de isolamento acústico, proporcionando uma balada mais reservada e exclusiva. A coluna À Mesa teve a oportunidade de conhecer alguns drinks da casa. E, entre os destaques, está o Espresso Martini (foto), que leva vodka Ketel One, licor de café italiano Tia Maria e café espresso. A casa também oferece drinks clássicos como o Cosmopolitan e o Moscow Mule. Todos feitos com muito esmero e cuidado. Quer uma balada diferenciada? O Lobby foi feito para você!

Gostoso e saudável

Restaurante Oby. Crédito Sarah Stedile
Restaurante Oby. Crédito Sarah Stedile

Geralmente, os termos “comida funcional” e “sabor ” são classificados como antagônicos. No entanto, o Restaurante Oby desafia essa ideia ao proporcionar uma experiência gastronômica surpreendente à base de produtos orgânicos, harmonizando sabor e leveza. “Cuidamos de cada detalhe para oferecermos pratos saudáveis e saborosos”, destaca a chef Rafa Goebel, responsável pelo empreendimento. Com um foco especial na preparação cuidados de cada prato, Rafa usa ingredientes orgânicos e produz tudo internamente no próprio restaurante, desde os temperos frescos até o leite de coco, sem aditivos ou produtos ultraprocessados. A intenção é sempre entregar a melhor experiência sensorial e nutricional. Localizado na 405 Norte, o Oby traz uma variedade de opções. Um dos destaques é o prato Ceasar Mediterranean (foto), a R$35,90, composto por mix de alfaces com berinjela e alho assados, sour cream de castanha-de-caju, e crôutons de pão de fermentação natural com azeite e ervas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado