Menu
Gastronomia

Para se igualar a Guga em Paris, Nadal estréia contra argentino

Arquivo Geral

25/05/2007 0h00

Favorito para ficar com o título desta edição de Roland Garros, o espanhol Rafael Nadal descobriu nesta sexta-feira seu adversário na primeira rodada do Aberto da França. Com chances de levantar o troféu pela terceira vez, o Rei do Saibro fará sua estréia diante do argentino Juan Martín del Potro, número 56 do ranking de entradas da ATP.

Será o segundo confronto do segundo do mundo contra o tenista sul-americano de 19 anos. A única vez em que os dois tenistas mediram forças havia sido nas oitavas-de-final do Masters Series de Miami deste ano, quando Nadal derrotou Del Potro por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/4, e seguiu rumo ao título do torneio.

Embora tenha visto a sua série invicta de 81 partidas sobre o saibro ruir na final do Masters de Hamburgo há duas semanas, quando foi ‘surpreendido’ pelo suíço Roger Federer na decisão, o espanhol entra na competição cotado para ficar com seu terceiro título em Roland Garros, igualando o número de conquistas de Gustavo Kuerten, que venceu em Paris nos anos de 1997, 2000 e 2001 e se tornou o único tricampeão do Grand Slam ao longo das últimas duas décadas.

Caso Nadal fature o troféu desta edição, ele ainda poderá quebrar outro tabu que perdura em Paris. Há 25 anos um tenista não levanta a taça em três oportunidades consecutivas. Quem conseguiu o feito pela última vez foi o sueco Björn Borg, em 1981. Na ocasião, aliás, o mito havia conseguido a sua quarta conquista seguida, das seis que obteve em Roland Garros.

Seu caminho, no entanto, não será tão fácil. Se passar pela estréia e pelos dois compromissos seguintes, o espanhol deverá ter seu primeiro teste contra um tenista de mais expressão nas oitavas-de-final, possivelmente contra um dos pré-classificados Lleyton Hewitt (14º) e Jarkko Nieminen (20º).

Outro que tenista que chega à França para quebrar um tabu é Federer. Embora tenha vencido nada menos do que dez Grand Slams em nove anos de carreira, o líder do ranking de entradas jamais levantou a taça em Roland Garros.

O suíço chegou perto do primeiro título em Paris no ano passado, quando chegou à final da competição. Seu rival na final, no entanto, era Rafael Nadal, que também havia sido seu algoz nas semifinais em 2005. Atuando sobre seu piso favorito, o Rei do Saibro frustrou as chances de Federer ao conseguir a vitória por 3 sets a 1.

Tentando superar a marca pessoal e podendo se vingar do espanhol caso chegue à decisão, o suíço encara na primeira rodada o norte-americano Michael Russell, número 71 do mundo. Os dois nunca se enfrentaram anteriormente. O primeiro grande adversário de Federer na competição deverá ser nas oitavas-de-final.

Se vencer as três partidas anteriores, o suíço poderá medir forças com o espanhol Juan Carlos Ferrero, 20º do mundo e campeão do torneio em 2003. O ex-número um do mundo fará sua estréia diante do norte-americano Amer Delic.

Ainda assim, Federer deve ter comemorado o sorteio das chaves, uma vez que apenas poderá encarar seu carrasco nos Masters Series de Indian Wells e Miami deste ano, o argentino Guillermo Cañas, apenas nas semifinais.

O norte-americano Andy Roddick, terceiro do mundo, inicia sua trajetória em Roland Garros diante do russo Igor Andreev, 127º. Já o russo Nikolay Davydenko, quarto da lista, enfrenta o italiano Stefano Galvani.

Único sul-americano entre os dez melhores tenistas em atividade, o chileno Fernando González, quinto do mundo, medirá forças na primeira rodada com o tcheco Radek Stepanek, 57º. Último campeão em Paris antes do reinado de Nadal, o argentino Gaston Gaudio, 70º da lista, faz sua estréia diante do local Marc Giquel, número 40 da relação.

A organização de Roland Garros ainda não definiu a ordem de entrada dos qualifiers na chave principal. O Brasil já tem um representante garantido: Marcos Daniel, que passou pelo argentino Mariano Zabaleta ainda nesta sexta.

Confira os 32 cabeças-de-chave em Roland Garros:

1. Roger Federer (SUI)
2. Rafael Nadal (ESP)
3. Andy Roddick (EUA)
4. Nikolay Davydenko (RUS)
5. Fernando González (CHI)
6. Novak Djokovic (SER)
7. Ivan Ljubicic (CRO)
8. James Blake (EUA)
9. Tommy Robredo (ESP)
10. Tomas Berdych (TCH)
11. Richard Gasquet (FRA)
12. David Ferrer (ESP)
13. Mikhail Youzhny (RUS)
14. Lleyton Hewitt (AUS)
15. David Nalbandian (ARG)
16. Marcos Baghdatis (CHP)
17. Juan Carlos Ferrero (ESP)
18. Juan Ignacio Chela (ARG)
19. Guillermo Canas (ARG)
20. Jarkko Nieminen (FIN)
21. Dmitry Tursunov (RUS)
22. Marat Safin (RUS)
23. Carlos Moyá (ESP)
24. Dominik Hrbaty (ESL)
25. Robin Soderling (SUE)
26. Agustín Calleri (ARG)
27. Jurgen Melzer (AUT)
28. Philipp Kohlschreiber (ALE)
29. Filippo Volandri (ITA)
30. Jean Benneteau (FRA)
31. Florian Mayer (ALE)
32. Nicolas Almagro (ESP)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado