Roland Garros é o Grand Slam no qual Serena Williams tem seus piores resultados. Campeã uma única vez, em 2002, a norte-americana não vai além das quartas de final da disputa há seis anos. E a história se repetiu nesta quarta-feira.
Diante da australiana Samantha Stosur, Serena se despediu de Paris ao ser derrotada por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 6/7 (2-7) e 8/6. Pelo segundo dia seguido, a capital francesa viu a eliminação de um número um do mundo: nesta terça, Roger Federer foi derrotado pelo sueco Robin Soderling.
Williams começou a partida mal, cometendo muitos erros não-forçados. Somente no primeiro set, foram 15. Na segunda etapa, o nível de seu tênis melhorou, mas ainda assim o excessivo número de pontos dados à rival da Oceania quase a complicou.
As ações seguiram equilibradas no set decisivo e, quando parecia que Serena faria valer a sua experiência contra a australiana de 26 anos, eis que ela é quebrada em um momento decisivo do duelo, o 6/6. Confiante, Stosur manteve o saque forte para confirmar seu serviço e se garantir na decisão. Ao todo, ela cometeu 24 erros não forçados, 22 a menos que a oponente.
Responsável também por eliminar em 2010 a quatro vezes campeã do torneio, Justine Henin, Stoseu chega a sua segunda semifinal consecutiva no saibro de Roland Garros. Para chegar à decisão, ela terá que eliminar Jelena Jankovic, que na manhã desta quarta passou pela cazaque Yaroslava Shvedova por 7/5 e 6/4.
A outra semifinal entre Roland Garros será entre a russa Elena Dementieva e a italiana Francesca Schiavone, que aos 29 anos alcançou sua primeira final em Grand Slam.