Sharapova esteve sempre em melhores condições, mas apenas conseguiu a primeira quebra de saque em sua nona oportunidade, no 11º game. Com 6/5, precisou do potente saque para fechar. Animada, manteve o ritmo e abriu o segundo set com duas quebras logo de cara, dando a impressão que chegaria à vitória de forma mais tranqüila.
Zvonareva, porém, não desistiu, diminuiu para 5/4 ao se dar bem no serviço da adversária e ainda teve break point para empatar. Sharapova recobrou a concentração e conseguiu duas boas jogadas para se salvar e garantir a classificação às quartas. Agora, encara outra compatriota, Anna Chakvetadze.
Elas já se enfrentaram três vezes e a musa do circuito venceu duas, ambas em 2005, sendo uma no piso sintético de Los Angeles e outra no saibro de Roland Garros. A única vitória de Chakvetadze, 13ª colocada no ranking e tenista com os mesmos 19 anos da próxima rival, veio por w.o., no carpete de Moscou do ano passado.
Principal favorita ao título, Sharapova entrou em quadra sabendo que assumirá a liderança do ranking após o torneio, independentemente de sua campanha. Isso porque a atual número um, Justine Henin-Hardenne, não disputa e porque outras rivais na luta, como Amélie Mauresmo e Svetlana Kuznetsova, foram eliminadas nas oitavas.
Esta será a segunda vez em que ela aparece no topo do ranking feminino. A outra foi em 2005. E para coroar a boa semana, corre atrás de seu terceiro título em Grand Slam, o segundo seguido. Ela vem do título no Aberto da Austrália e também se deu bem na edição 2005 de Wimbledon, quando ainda tinha 17 anos.