Que Andy Roddick tem seus piores desempenhos sobre o saibro não é mistério para ninguém. Mas mesmo diante da adversidade do piso lento, o norte-americano entrou em quadra nesta sexta-feira para abrir o duelo com a Áustria pela primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis e, com sérias dificuldades, passou por Jurgen Melzer e deu o primeiro ponto para os Estados Unidos, atuais campeões do torneio.
Roddick, que jamais havia perdido para Melzer em seis partidas no circuito profissional, travou uma verdadeira batalha contra o rival, número 57 do ranking de entradas da ATP. O triunfo do sexto melhor tenista em atividade no circuito veio apenas depois de 4h06 de batalha, por 3 sets a 2 e parciais de 6/4, 4/6, 6/3, 6/7 (4-7) e 6/3.
Foi o segundo triunfo do norte-americano top 10 sobre o austríaco em partidas válidas pela Copa Davis. Em 2004, Roddick havia superado Melzer também na primeira fase do Grupo Mundial, mas com muito mais facilidade: 2 sets a 0, com 6/4 e 6/2.
Ainda nesta sexta-feira, James Blake terá a chance de ampliar a vantagem dos Estados Unidos no duelo com a Áustria. O norte-americano, que também não costuma se dar bem sobre o saibro, pega o anfitrião Stefan Koubek.
Não muito distante da cidade austríaca de Viena, a República Tcheca marcou seu primeiro ponto em casa, em Ostrava, sobre a Bélgica. O triunfo dos representantes do Leste Europeu foi conquistado pelo décimo colocado do ranking, Tomas Berdych, por 3 sets a 0 sobre Kristof Vliegen, com parciais de 6/3, 6/1 e 6/4. O próximo jogo da disputa será travado entre Radek Stepanek, representante local, e o visitante Steve Darcis.