Atravessando uma má fase que começa a incomodar, o gaúcho Marcos Daniel foi eliminado na primeira rodada do torneio de Tóquio. Na madrugada desta segunda-feira, ele foi derrotado pelo canadense Frank Dancevic por duplo 6/4 em duelo inédito e deu adeus à competição.
Entre Grand Slams e ATPs, foi a terceira eliminação seguida de Marcos nas estréias, tendo perdido cinco de seus últimos sete jogos. Dancevic pode ser um dos adversários do Brasil no zonal da Davis em 2007, desde que o Canadá passe pela Colômbia.
Na próxima rodada do torneio de Tóquio, o canadense mede forças com o britânico Tim Henman, décimo cabeça-de-chave e que estréia direto na segunda rodada. A exemplo do confronto contra o brasileiro, este também é inédito para Dancevic.
Quem também passou para a segunda rodada foi o tcheco Jiri Novak, que venceu o compatriota Robin Vik por 4/6, 6/4 e 6/4. Ele também pega um britânico na próxima rodada: Andy Murray, o quarto pré-classificado nas quadras de cimento.
Os dinamarqueses Kenneth Carlsen e Kristian Pless também se garantiram na segunda rodada nipônica. Eles venceram, respectivamente, Gouishi Motomura e Rik de Voest, e enfrentam Mario Ancic e Hyung Taik-Lee por uma vaga nas oitavas.