Quinto favorito ao título, o finlandês Jarkko Nieminen estreou no torneio de São Petersburgo com uma vitória segura sobre o sérvio Janko Tipsarevic. Apesar de levar um susto logo no primeiro set, quando Tipsarevic mostrou bastante resistência, Nieminen venceu o adversário com parciais de 7/5 e 6/2.
O confronto, que até então era inédito, agora fica 1 x 0 para o finlandês. Garantido nas oitavas-de-final, ele ainda aguarda seu adversário, que sai do duelo entre os italiano Potito Starace e Danielle Bracciali. Os dois também jamais se enfrentaram.
Quem não mostrou a mesma competência de Nieminen foi o austríaco Jurgen Melzer, que chegou à Rússia como oitavo favorito, mas caiu logo na estréia. Melzer saiu na frente do tcheco Lukas Dlouhy, mas permitiu a virada e acabou batido por 3/6, 6/4 e 6/3.
Para tentar uma vaga nas quartas, ele precisa superar outra surpresa, o letão Ernest Gulbis. Com apenas 18 anos e ocupando o número 204 do ranking de entradas, Gulbis despachou o tcheco Robin Vik por 6/4, 3/6 e 7/6 (7-4). A partida das oitavas, mais uma vez, é inédita.
Por fim, o sul-africano Wesley Moodie conseguir virar para cima do georgiano Teimuraz Gabashvili e venceu por 2/6, 7/5 e 6/3. Na próxima rodada, ele deve enfrentar o russo Nikolay Davydenko, primeiro pré-classificado e que estréia contra o francês Fabrice Santoro.