O finlandês Jarkko Nieminen vinha levando um sufoco do italiano Potito Starace, mas não foi por isso que abandonou o torneio de São Petersburgo nesta quarta-feira. Quinto cabeça-de-chave na Rússia, Nieminen perdia a partida por 7/5 e 3/2 quando torceu o pé direito. Com dores, teve que abandonar a quadra.
Foi o terceiro confronto entre os dois, o segundo em torneios profissionais, e Starace jamais havia levado a melhor. Classificado para as quartas-de-final, ele ainda aguarda a definição de seu próximo adversário, que sai do confronto entre Igor Kunitsyn e Tommy Haas.
Isso porque o alemão, quarto favorito ao título, estreou com uma vitória por 2 sets a 1 contra o sérvio Nenad Zimonjic, oriundo do qualificatório. As parciais foram 6/2, 6/7 (6-8) e 6/2 para Haas, que venceu Kunitsyn no único encontro entre eles.
Ainda pela primeira rodada, o holandês Raemon Sluiter venceu com dificuldade o quali polonês Lukasz Kubot. As parciais foram de 6/4, 3/6 e 6/3 para o experiente Sluiter, próximo adversário de Mario Ancic.
Terceiro pré-classificado da competição, o croata enfrentou o holandês três vezes desde 2003. Em todas, levou a melhor, mas com placares apertados.
A grande surpresa da segunda rodada foi o letão Ernest Gulbis, que vem se especializando em eliminar tenistas tchecos. Depois de despachar Robin Vik na estréia, ele passou por Lukas Dlouhy por 5/7, 6/3 e 6/3.
Garantido nas quartas, ele pode pegar mais um representante da República Tcheca, desde que Jan Hernych passe pelo veterano australiano Wayne Arthurs em duelo inédito.