Maria Fernanda Alves e Teliana Pereira começaram de forma arrasadora a luta pelo título do Challenger de Campos do Jordão. O frio da serra paulista não atrapalhou a performance das duas brasileiras, que avançaram com tranqüilidade à segunda rodada do maior torneio do circuito internacional feminino realizado no país.
Ex-número um do Brasil e atual 240ª do mundo, Nanda Alves (cabeça-de-chave três da competição) derrotou nesta segunda-feira a campineira Flavia Borges por 6/1 e 6/2 e vai enfrentar na próxima fase a colombiana Viky Nunez-Fuentes, que superou a brasileira Fabiana Chiaparini por 6/1 e 7/6 (7-4).
“Foi um bom começo para entrar no ritmo, ir sentindo a quadra, soltando mais e se acostumando com a altitude, já que vim de duas semanas de treino em Florianópolis, que é no nível do mar”, afirmou Nanda, que busca o tricampeonato em Campos (venceu em 2004 e 2005).
Teliana Pereira, cabeça-de-chave oito e medalha de bronze nas duplas nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, precisou de apenas 36 minutos para eliminar a paraguaia Verônica Cepede com implacáveis por 6/0 e 6/1.
“Fiquei satisfeita com meu desempenho hoje. Estava concentrada e sacando bem. A medalha de bronze me deu muita confiança e tenho que tirar proveito disso, jogando sério e com postura dentro de quadra”, comentou Teliana, que espera pela vencedora do duelo entre a venezuelana Mariana Muci-Torres e a argentina Maria Garcia-Sokol.
Outros três jogos foram realizados nesta segunda. Em confronto de brasileiras, Fernanda Faria levou a melhor sobre Nicole Buitoni (duplo 7/5). Já a também brasileira Andressa Garcia caiu diante da argentina Maria José Argeri, principal favorita ao título (6/4 e 6/1), assim como a compatriota Nicole Herzog, que viu a mexicana Daniela Gallegos fazer 6/1 e 6/3.
Nesta terça-feira, serão 12 representantes do país em quadra. Carla Tiene, tetracampeã de duplas do torneio, terá um difícil desafio contra a colombiana Mariana Duque Marino, um dos destaques da nova geração do tênis mundial – a jovem de 17 anos foi vice-campeã de Roland Garros juvenil há dois meses e conquistou a medalha de prata nos Pan do Rio.
Joana Cortez estreará contra a compatriota Yasmine Guimarães, juvenil que ganhou um convite da organização para integrar a chave principal e que há dois anos vive na Espanha, onde treina com o espanhol Emílio Sanchez.
Outra juvenil de destaque, a campeã brasileira Paula Gonçalves, terá pela frente justamente a número um do país e cabeça-de-chave dois da competição, Jenifer Widjaja. Mais dois duelos caseiros serão entre Roxane Vaisemberg e Vivian Segnini e entre Larissa Carvalho (cabeça-de-chave cinco) e Ana Clara Duarte.
Fernanda Hermenegildo desafia a norte-americana Amber Liu (sétima pré-classificada); Letícia Sobral enfrenta a uruguaia Estefania Craciun (cabeça-de-chave quatro) e Natalia Guitler joga contra a argentina Florencia Molinero.