Tentando apagar de vez as más atuações do segundo semestre, o argentino David Nalbandian resolveu se dedicar aos torneios que encerram a temporada regular de 2006. Depois de finalmente voltar às boas campanhas na semana passada, com a semifinal no Masters Series de Madri, agora na Basiléia busca manter o alto nível.
E nesta quarta-feira ele deu o primeiro passo na chave. Cabeça-de-chave número dois, Nalbandian nem precisou se esforçar para vencer o croata Roko Karanusic por 2 a 0, parciais de 6/2 e 6/4. Garantido nas oitavas-de-final, enfrenta o espanhol Feliciano Lopez, que passou pelo compatriota Ruben Ramirez Hidalgo com apertados 3/6, 7/6 (7-5) e 6/1.
Nalbandian e Lopez se enfrentaram apenas uma vez e o argentino levou a melhor com duplo 6/4, em duelo válido pelo Masters Series de Toronto de 2003. No torneio desta semana, o sexto colocado na Corrida dos Campeões precisa mais do que nunca de outros triunfos para continuar na briga por vaga no Masters de Xangai.
Atual campeão do torneio que reúne apenas os melhores da temporada, o argentino andava no limite dos que estariam classificados até a semana passada, quando alcançou a semifinal em Madri. Graças ao resultado, o primeiro satisfatório desde a semifinal em Roland Garros, subiu duas colocações e passou ao sexto.
Atual campeão do Torneio da Basiléia, Nalbandian tem neste ano concorrência do suíço Roger Federer, que joga em casa pela primeira vez desde 2003 e com a esperança de conquistar o inédito título. Além dele, o embalado chileno Fernando González, também disposto a ir ao Masters, pode ser seu adversário na semifinal.
Um favorito ao menos saiu da disputa e “ajudou” a chave de Nalbandian. O compatriota Agustín Calleri, cabeça oito, foi derrotado nesta terça pelo local Stanislas Wawrinka por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (8-6) e 6/2. Wawrinka enfrenta nas oitavas o britânico Tim Henman, campeão em 1998 e 2001.