Foi a segunda derrota do ex-número um do mundo para o sul-americano em cinco encontros anteriores entre eles. Curiosamente, os dois triunfos de Nalbandian ocorreram em quadras de carpete: além desta vitória em Xangai, o argentino também havia vencido no torneio da Basiléia, em 2003, no último confronto entre os dois.
No primeiro set da partida desta quinta, o argentino esbanjou habilidade nas devoluções, conseguiu duas quebras e confirmou todos os seus serviços, para conseguir uma vitória tranqüila por 6/2. Já no segundo, Nalbandian só conseguiu vencer o saque de Roddick no sétimo game, mas levou o troco quando a parcial foi para 5/5. Os dois seguiram equilibrados até o tie break, quando o único representante sul-americano da competição fechou em 7-4.
Apesar de ter perdido as duas primeiras partidas, Nalbandian segue com possibilidades de defender o título de 2005. Com quatro sets vencidos e quatro perdidos, ele depende de uma vitória por 2 sets a 0 de Roger Federer sobre o croata Ivan Ljubicic para avançar às semifinais. Já Roddick, com uma vitória e um placar de 3-5 nos sets, já deu adeus à competição.
Nesta sexta-feira, duas partidas no Grupo Dourado decidem o último classificado para as semifinais. Já garantido, o norte-americano James Blake cumpre tabela contra o eliminado Tommy Robredo. Na outro jogo, Rafael Nadal e Nikolay Davydenko fazem disputa direta pela última vaga do grupo.
< !-- /hotwords -- >