Após o susto, Nalbandian virou e fechou em 3 a 2, com parciais de 4/6, 6/7 (2-7), 6/3, 7/5 e 6/2, em mais de três horas e meia de duelo. A vitória veio para apagar um pouco da má impressão deixada nos últimos torneios, quando perdeu na primeira rodada do Masters Series de Toronto e na segunda em Cincinnati.
Nalbandian precisa de outros triunfos nestas duas semanas de torneio para não perder pontos no ranking de entradas da ATP. Ele defende quartas-de-final do ano passado e segue na busca para recuperar o terceiro posto, perdido recentemente para Ivan Ljubicic. A vantagem é que o croata já foi eliminado, deixando porta aberta para o argentino.
Mas para seguir adiante no último Grand Slam da temporada, o quarto do mundo precisa superar um adversário de peso e um tabu. Na segunda rodada, tem pela frente o russo Marat Safin, ex-número um do mundo e tenista sempre perigoso no piso sintético, mesmo quando aparece em má fase e na modesta 104ª colocação do ranking.
Além de não vir em boa forma nas últimas semanas, Nalbandian é um freguês de Safin. Ele perdeu cinco vezes em seis jogos contra o russo e só se deu bem no saibro. Nas quadras rápidas, foram três tropeços, incluindo no último duelo, no Masters Series de Madri de 2004.
Hewitt também avança
Outro que vive fase ruim, o australiano Lleyton Hewitt pelo menos deu um bom passo na chave principal. O também ex-líder do ranking e hoje o 17º do mundo superou dura estréia diante do inexpressivo Albert Montañes ao marcar 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/4 e 6/3.
Hewitt também tenta voltar aos melhores dias, mas segue sem convencer. Sua série de preparação para o Grand Slam registrou uma eliminação na segunda rodada em Toronto e nada mais. No ano, tem um título na grama de Queen’s e dois vices no piso sintético, o mesmo do Aberto dos EUA. Agora, encara o tcheco Jan Hernych na segunda rodada.
Thiago Alves conhece segundo rival
Depois de conseguir sua primeira vitória no Grand Slam na segunda-feira, o paulista Thiago Alves já sabe contra quem joga agora. Em busca de vaga na terceira rodada do Grand Slam norte-americano, o que coroaria de vez sua ascensão no circuito, enfrenta o perigoso Fernando Verdasco, cabeça-de-chave número 22.
O espanhol, outro que tem mostrado melhoras nos últimos meses, derrotou o veterano Fabrice Santoro nesta quarta-feira por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/1, 3/6 e 6/1. Verdasco e Alves nunca se enfrentaram antes. O brasileiro saiu do qualifying após três triunfos e derrotou na primeira rodada o argentino Mariano zabaleta.
Veja galeria de fotos do Aberto dos EUA
< !-- /hotwords -- >