O argentino, segundo cabeça-de-chave, passou fácil pelo austríaco Oliver Marach com parciais de 6/2 e 6/3. Nas quartas-de-final, ele faz o duelo sul-americano contra o chileno Fernando González, que já enfrentou sete vezes e de quem venceu cinco.
Roddick também fez sua parte e virou para cima de Richard Gasquet. O francês levou a melhor no tie break do primeiro set, mas o norte-americano – terceiro pré-classificado – reagiu, venceu os dois seguintes e fechou o jogo em 6/7 (5-7), 6/1 e 6/3.
Na próxima fase, ele encara o austríaco Jurgen Melzer. Contando com o apoio da torcida, o representante local passou pelo polonês Lukasz Kubot por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/1. Melzer enfrentou Andy Roddick cinco vezes e, para desespero dos torcedores vienenses, perdeu os cinco.
Contrariando a máxima de Nalbandian e Roddick, outros dois favoritos abandonaram o ATP de Viena nesta quinta. O primeiro deles foi o sérvio Novak Djokovic, surpreendido por Stanislas Wawrinka. O suíço passou por Djokovic, oitavo cabeça-de-chave, com um duplo 6/3, e agora enfrenta o principal cabeça: Ivan Ljubicic, da Croácia.
O cipriota Marcos Baghdatis foi mais um que se despediu prematuramente. Mostrando a mesma instabilidade dos últimos torneios, o quarto favorito venceu a primeira parcial e esteve a ponto de fechar a segunda, mas sofreu a virada do austríaco Stefan Koubek, com 1/6, 7/6 (7-3) e 6/2 em duas horas de jogo.
< !-- /hotwords -- >