Após uma difícil partida semifinal e problemas com a chuva durante o dia, o espanhol Rafael Nadal enfrentou o compatriota David Ferrer na final do torneio Masters 1000 de Roma e, “em dois tempos” venceu com facilidade por 2 sets a 0, conquistando o título do torneio italiano e, de quebra, iguala o ex-atleta Andre Agassi em número de conquistas em torneios Masters, com 17 taças.
A partida estava marcada para o início da manhã (começo da tarde, no horário de Roma), e Nadal começou muito bem o confronto ao acertar todos os seus games, mas o adversário seguia igualmente regular e empatado no placar. Neste momento, a chuva caiu forte sobre a capital italiana e interrompeu a partida.
Quando o clima cessou, Rafa parecia não ter se desconcentrado, e voltou para a quadra com o mesmo ritmo de antes da paralisação, ao contrário de David. Assim, o número 3 do mundo confirmou seus serviços e realizou duas quebras para fechar o primeiro set em 7 a 5.
No início do set seguinte, Ferrer teve outra vez o saque quebrado pelo compatriota logo no seu segundo serviço. Com Nadal indo para o saque, a chuva apertou novamente e o jogo foi parado outra vez. Após mais de uma hora parados, o jogo retornou e a mesma situação da primeira ocasião se repetiu: Nadal aproveitou o desleixo do rival e avançou no placar, até fechar o set em 6 a 2 e o jogo em 2 sets a 0, após o tempo cronometrado de uma hora e 44 minutos.
Agora, Nadal se iguala ao lendário Andre Agassi em número de títulos de torneios Masters conquistados. Após a conquista em Monte Carlo, onde igualou Roger Federer com 16 vitórias, ele passa a ser o maior vencedor em atividade com 17 taças, deixando o suíço número 1 do mundo para trás.