Menu
Gastronomia

Nadal surpreende e está na semifinal

Arquivo Geral

06/07/2006 0h00

Antes do torneio, quem apostasse em Rafael Nadal como um semifinalista de Wimbledon seria taxado de irresponsável ou louco. Afinal, o próprio tenista havia afirmado que entrava no Grand Slam inglês apenas para ganhar experiência para o futuro. Mais do que isso, suas campanhas na grama nunca impressionaram a ninguém.

Mas nem a descrença, nem a inexperiência no piso impediram que o tenista de 20 anos conseguisse outra campanha histórica. Hoje, ele comprovou sua excelente forma ao atropelar o finlandês Jarkko Nieminen por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/4 e 6/4, e garantir vaga na penúltima rodada de Wimbledon.

Nadal enfrenta agora o cipriota Marcos Baghadtis, de 21 anos, outro que vem embalado após a surpreendente vitória sobre o australiano Lleyton Hewitt por 3 a 1 ontem. Os dois jogaram apenas uma vez e a vitória acabou com o espanhol. O duelo foi válido pelas quartas-de-final do Masters Series de Indian Wells deste ano.

O feito de Nadal nesta semana alcança ares de histórico se forem considerados os resultados do tenista na grama até então. Ele nunca havia vencido três partidas seguidas e vinha de série incrível no saibro, piso que apresenta características totalmente diferentes. Além disso, tornou-se hoje o primeiro espanhol a chegar à semifinal do torneio desde Manuel Orantes, em 1972.

Nadal vem em grande forma no ano. Ele faturou nada menos que cinco títulos de alto nível, entre eles os Masters Series de Monte Carlo e Roma e o bicampeonato de Roland Garros, sempre com vitória sobre o número um do mundo Roger Federer. O suíço, aliás, está vivo em Wimbledon, e aposta em nova decisão entre líder e vice-líder do ranking.

Apesar de ter quebrado marcas pessoais e de ter se superado no torneio, Nadal não pode deixar de agradecer pela boa chave que teve até aqui. Ao contrário de Federer, que enfrentou tenistas de bom nível desde a primeira rodada, o espanhol teve apenas dois top 20 pela frente, o norte-americano Andre Agassi, na segunda rodada, e agora Nieminen.

Muitos de seus demais adversários não figuravam nem entre os 100 primeiros do ranking, caso de Alex Bogdanovic (135º do mundo), Robert Kendrick (237º) e Irakli Labadze (166º).

Nadal diminui diferença no ranking

A vaga na semifinal de Wimbledon também foi importante para Nadal no ranking da ATP. Com nova vitória, foi a 450 pontos (desconta 35 pela campanha do ano passado) e a um total de 4.960. Federer, que tem déficit de 550 em relação a 2005 (defende 1.000 pelo título), tem hoje 6.510.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado