Menu
Gastronomia

Nadal sofre no final, mas elimina Hewitt e avança no torneio

Arquivo Geral

04/06/2007 0h00

Em busca do tricampeonato de Roland Garros, o espanhol Rafael Nadal não teve muita dificuldade para derrotar o australiano Lleyton Hewitt nesta segunda-feira, pelas oitavas-de-final da competição. Atuando contra um tenista que não tem preferência pelo piso lento, o Rei do Saibro precisou de 2h20 para conseguir a vitória por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/1 e 7/6 (7-5).

Embora o australiano siga com vantagem nos confrontos diretos (venceu quatro dos sete confrontos já realizados), o espanhol tem motivos de sobra para comemorar a vitória desta segunda. Em 2006, Nadal conseguiu o seu segundo título do Grand Slam parisiense depois de passar por Hewitt justamente nas oitavas-de-final.

Agora, o Rei do Saibro terá pela frente outro ex-número um do mundo: o compatriota Carlos Moyá, campeão em 1998 do Aberto da França, que havia batido o sueco Jonas Bjorkman também por 3 sets a 0, mas com parciais de 7/6 (7-5), 6/2 e 7/5.

Será o sexto duelo entre os dois espanhóis, que juntos detêm três títulos de Roland Garros. A vantagem no retrospecto é de Nadal, que venceu três das cinco partidas realizadas. A última delas foi travada na primeira rodada do Masters de Roma de 2006, quando o atual segundo colocado do ranking de entradas conseguiu a vitória por 2 sets a 1, com 6/1, 2/6 e 6/2.

Nadal começou a partida de forma arrasadora, superando os dois primeiros games de saque de Hewitt. O espanhol ainda manteve a vantagem até o oitavo game, quando teve a chance de sacar em 5/2 para fechar o primeiro set. O australiano esboçou uma reação e conseguiu uma quebra, mas acabou tendo seu serviço novamente batido logo em seguida e viu o Rei do Saibro fechar a queda em 6/3, em 36 minutos.

O segundo set foi ainda mais fácil para Nadal. Novamente com duas quebras em cima de Hewitt (desta vez nos quarto e sexto games), o Rei do Saibro não deu chances para o adversário, confirmou todos os seus serviços e conseguiu pôr fim à parcial em apenas 33 minutos, em 6/1.

Depois de levar o passeio do espanhol, o australiano conseguiu equilibrar no terceiro set, que se manteve empatado até o décimo game. No seguinte, Nadal conseguiu bater o serviço do rival e, com 6/5 a favor, teve a chance de sacar para a partida. Apesar da desvantagem, Hewitt foi mais agressivo e devolveu a quebra, forçando o tie-break para definir o vencedor da queda.

Hewitt chegou a ter um mini-break de vantagem durante a metade inicial do desempate, mas acabou cometendo erros que motivaram Nadal a empatar a partida. No primeiro ponto que teve para definir a partida, o espanhol não vacilou e conseguiu o triunfo com 7-5 no game extra.

< !--/hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado