Nesta terça-feira, o principal favorito ao título do torneio de Sydney foi eliminado logo em sua estréia. Enquanto Rafael Nadal deixava a quadra sentindo dores, Nikolay Davydenko, James Blake e companhia faziam a festa, garantindo suas passagens para as oitavas-de-final.
Primeiro cabeça-de-chave da competição, o espanhol Rafael Nadal perdia o primeiro set para o surpreendente australiano Chris Guccione por 6/5 quando sentiu dores na virilha e foi obrigado a abandonar a partida. Finalista do torneio de Adelaide, Guccione enfrenta agora o austríaco Jurgen Melzer, que despachou o francês Fabrice Santoro por 6/2, 2/6 e 6/4.
Por sua vez, Nikolay Davydenko até levou um susto do experiente Vincent Spadea, que venceu o primeiro set. Segundo cabeça-de-chave, o russo não deu bola para o feito do norte-americano e garantiu uma virada segura, fechando o jogo em 3/6, 6/3 e 6/4, confirmando um destino diferente do de Nadal. Classificado, Davydenko encara agora Paul-Henri Mathieu, que venceu o duelo francês com Arnaud Clement por 7/6 (7-5) e 6/4.
Outro que comemorou o abandono de Nadal foi o norte-americano James Blake. Terceiro favorito ao título de Sydney, Blake passou pelo compatriota Kevin Kim por 6/3 e 6/4. Classificado para as oitavas-de-final, o atual número cinco do ranking de entradas enfrenta agora o australiano Nathan Healey, que surpreendeu o austríaco Stefan Koubek com 6/3 e 7/5.
Quem também se garantiu na segunda fase foi Richard Gasquet, que eliminou mais um representante da França. Cabeça número seis, Gasquet superou Julien Benneteau por 6/1 e 6/4, carimbando o passaporte para a segunda fase. De olho em uma vaga nas quartas-de-final, ele faz confronto inédito contra o alemão Benjamin Becker, último adversário de Andre Agassi e algoz de Filippo Volandri na estréia.
Os outros dois duelos definidos são os do tcheco Tomas Berdych e do espanhol Fernando Verdasco. Quinto pré-classificado, Berdych encara o quali tcheco Ivo Minar, que contou com a desistência de Paradorn Srichaphan para avançar. Minar vencia por 6/2 e 3/0 quando Srichaphan teve problemas no pulso direito e abandonou o torneio.
Já Fernando Verdasco faz o duelo das oitavas contra o compatriota Carlos Moyá. O veterano espanhol fez um duelo equilibrado contra o australiano Luke Bourgeois, mas conseguiu levar a melhor por 7/6 (7-4), 4/6 e 7/6 (8-6). Moyá enfrentou Verdasco quatro vezes, tendo vencido todas.