Nadal não disputava uma partida em torneios oficiais desde o Aberto dos EUA, quando parou nas quartas-de-final diante do russo Mikhail Youzhny. Ele retornou pela Copa Davis, no saibro, contra a Itália e foi decisivo na classificação do país à elite. Agora, tenta nesta semana conquistar seu sexto título da temporada, o segundo no piso rápido.
“Rei do saibro” nas duas últimas temporadas, o tenista de 20 anos conquistou apenas um de seus cinco troféus em 2005 nesta quadra. O feito veio em Dubai, quando virou para cima de Roger Federer. Aliás, foi contra o número um do mundo que se deu bem em outras três oportunidades: Roland Garros e Masters Series de Roma e Monte Carlo.
Nadal enfrenta agora o sueco Joachim Johansson, que disputou nesta terça-feira seu primeiro jogo em torneio importante depois de quase seis meses. Ele se mostrou recuperado da cirurgia no ombro, que o tirou das quadras por mais de um ano (teve recaída no início da temporada), e despachou o veterano italiano Davide Sanguinetti por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4.
Ainda na rodada desta terça-feira, dois tenistas que estiveram no Brasil na disputa da Copa Davis, em setembro, conseguiram vitórias diante de sua torcida. Um deles foi o experiente Jonas Bjorkman, que passou pelo holandês Peter Wessels por 7/5 e 6/2. Bjorkman participou da vitória nas duplas em Belo Horizonte e pega agora o compatriota Robin Soderling, outro “carrasco” do Brasil.
Já Andreas Vinciguerra, derrotado por Flávio Saretta no primeiro jogo do duelo, se recuperou no piso rápido e derrotou o qualifier francês Nicolas Devilder por 6/4 e 6/1. Vinciguerra é o próximo adversário do cabeça-de-chave número três Thomas Berdych. Outro favorito, o belga Krystoff Vliegen, derrotou o chileno Nicolas Massú, por 6/2 e 6/4 e agora encara o canadense Frank Dancevic.
< !-- /hotwords -- >