Anote: já são 78 vitórias consecutivas de Rafael Nadal em quadras de saibro. Nesta quarta-feira, em sua estréia pelo Masters Series de Hamburgo, o espanhol aumentou ainda mais sua já impressionante série ao vencer o compatriota Oscar Hernandez por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/1.
O jogo foi válido pela segunda rodada da competição, na qual Nadal não entrava em quadra desde 2003, quando fez sua única participação, tendo sido derrotado pelo argentino Gastón Gaudio nas oitavas-de-final. Além deste jejum, o vice-líder do ranking de entradas ainda encerra um período de mais de quatro anos sem confrontos contra Hernandez – o último havia sido no future de Gran Canária, em 2002, com vitória de Nadal.
A partida desta quarta-feira começou equilibrada, dando até mesmo a impressão de que Rafael Nadal poderia ver seu império ruir sobre o pó de tijolo germânico. No primeiro set, ele se defendeu de três tentativas de break points de Hernandez, que consegui converter uma. Nadal conseguiu responder com duas quebras de serviço do rival e encerrar a parcial em 7/5.
Na segunda parcial, porém, o Rei do Saibro voltou a mostrar autoridade e permitiu poucas respostas de seu adversário. Apesar de novamente ceder um game em seu saque, Nadal tentou nada menos do que seis breaks contra o rival, oriundo do qualifying, que defendeu apenas dois, permitindo o placar de 6/1 na queda e o fim do jogo em 1h48min.
Atual vice-líder do ranking de entradas da ATP, Nadal tenta ser o primeiro tenista da história a conquistar os três Masters Series do saibro (Monte Carlo, Roma e Hamburgo) no mesmo ano. Desde 2005, ele já conquistou o tricampeonato
O resultado ainda valeu a Rafael Nadal sua 16ª vitória no ano em quadras de saibro, onde não perde desde o torneio de Valência de 2005. Em sua superfície preferida, seu único set perdido em 2007 foi durante o Masters Series de Roma, contra o russo Nikolay Davydenko, na semifinal.
Coincidentemente, nas oitavas-de-final de Hamburgo, o espanhol faz seu duelo contra mais um russo: Igor Andreev, que derrotou o alemão Phillip Kohlschreiber por 6/7 (7-3), 6/1 e 6/4. Em duelos contra o russo, Nadal conquistou uma derrota e uma vitória.