O tenista espanhol Rafael Nadal venceu hoje o Prêmio Príncipe de Astúrias dos Esportes, disputado na final com o nadador americano Michael Phelps.
Nadal, que se tornou esse ano o tenista número 1 do mundo, conquistou o prêmio ao ser escolhido por 18 dos 24 membros do júri na votação final.
Para ficar com o Prêmio Príncipe de Astúrias dos Esportes, Nadal também deixou pelo caminho nomes de peso como a russa Yelena Isinbayeva e o atleta jamaicano Usain Bolt, além da seleção espanhola de futebol, que este ano conquistou a Eurocopa.
Na ata, o júri considerou “os méritos adquiridos pelo ganhador, tanto em competições do Grand Slam, Roland Garros pela quarta vez e Wimbledon pela primeira vez, como na obtenção do número um do mundo e que, em um ano olímpico, acrescentou a seu impecável histórico a medalha de ouro em Pequim”.
Acrescenta que Nadal “é um esportista exemplar” e que “tanto na vitória quanto nas poucas ocasiões em que conhece a derrota se manifesta como grande esportista”.
“É particularmente impecável sua reação nas vitórias mais importantes e o modo em que destaca o trabalho de seus oponentes”, destaca o júri, que lembra que, “recentemente, criou uma fundação que tem seu nome, de caráter beneficente, destinada à assistência social a grupos desfavorecidos e à cooperação ao desenvolvimento”.
O júri conclui indicando que Nadal obtém o prêmio em votação que “ponderou sua contribuição ao extraordinário ano do esporte espanhol, que em 2008 conquistou grandes prêmios internacionais em diversas modalidades”.
O último vencedor do prêmio foi o alemão Michael Schumacher, maior campeão da história da Fórmula 1.