A grama não é o piso favorito do espanhol Rafael Nadal, mas mesmo assim o melhor tenista desta temporada não teve muitos problemas para conseguir a sua primeira vitória no Torneio de Londres. Nesta quarta-feira, o tricampeão de Roland Garros passou pelo argentino Juan Martín del Potro por 2 sets a 0, com um duplo 6/4, e já soube seu adversário nas oitavas-de-final: será o bielorrusso Max Mirnyi.
Nadal esteve arrasador quando iniciava os pontos, impondo seu ritmo com tranqüilidade e não encontrando resistência do adversário. Desta forma, o espanhol perdeu apenas seis dos 46 pontos que jogou com o saque a favor e não deu chance alguma de quebra à promessa argentina de 18 anos, que já aparece na 59ª colocação do ranking de entradas. O Rei do Saibro precisou de apenas 1h06 para sacramentar a primeira vitória na competição, da qual é o primeiro cabeça-de-chave.
Foi o terceiro confronto entre os dois tenistas e a terceira vitória de Nadal. Se for supersticioso, o espanhol deve ter se lembrado da última partida que disputou com o sul-americano. Duas semanas atrás, na primeira rodada de Roland Garros, o segundo do mundo deu início à sua trajetória vitoriosa superando justamente Del Potro. Na ocasião, o triunfo foi por 3 sets a 0, com 7/5, 6/3 e 6/2.
Nas oitavas-de-final, o espanhol mede forças com o bielorrusso Max Mirnyi, 58º do mundo, que despachou o francês Gael Monfils por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (7-2), 6/2 e 7/5.
Será o segundo duelo entre Nadal e Mirnyi. Os dois estiveram frente a frente apenas na primeira rodada do Torneio de Doha em 2004, quando Nadal conseguiu a vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (8-6). Um dado curioso é que estarão em jogo cinco títulos de Roland Garros: três de Nadal e dois de Mirnyi, que faturou os troféus de 2005 e 2006 nas duplas, ao lado do sueco Jonas Bjorman.